Ambev é primeira empresa brasileira a obter nota A- pela Fitch

A Fitch Ratings elevou em dois degraus, de BBB para A- a nota de risco de crédito de longo prazo da Ambev na escala global. A nota na escala nacional foi mantida no nível mais alto, AAA(br). A perspectiva dos ratings é estável.

Segundo a Fitch, é a primeira vez que uma companhia brasileira alcança o nível A- na escala da Fitch. A Ambev ultrapassou as notas da Redecard e Vale, ambas com BBB+, que até então eram as empresas brasileiras com a melhor avaliação. O novo rating está acima inclusive da nota da Fitch para o teto soberano do Brasil, atualmente em BBB+.

De acordo com comunicado da agência de risco, a elevação do rating é resultado do contínuo compromisso da Ambev com uma estrutura de capital forte e também das perspectivas favoráveis para a economia brasileira. A nova nota também reflete a significativa melhora na qualidade de crédito da sua controladora, a Anheuser-Busch InBev, nos últimos dois anos.

O novo rating fica dois graus acima da classificação atual do Brasil e evidencia solidez e capacidade da companhia de honrar seus compromissos. A nova classificação deve-se ao excelente desempenho operacional da Ambev, ao compromisso com a disciplina financeira e às perspectivas positivas do crescimento econômico do país, afirmou a Ambev, em nota.

Empresas brasileiras com melhores notas na Fitch
Ambev A-
Redecard BBB+
Vale BBB+
Eletrobras BBB
Furnas BBB
Globo Comunicação e Participações BBB
Petrobras BBB
Samarco BBB
Tele Norte Leste Participações BBB
Telemar BBB
Fonte:  Fitch Ratings

A Fitch destacou a diversidade geográfica de atuação da Ambev, que está espalhada pelas Américas. A agência ainda a forte geração de caixa da companhia e as características defensivas e de estabilidade da indústria de bebidas.

Segundo o comunicado, o Brasil continua sendo um mercado-chave para a Ambev, onde é gerado mais de 70% de seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês).

A Fitch lembrou também que elevou no mês passado o rating soberano do Brasil, de BBB- para BBB, em função do potencial de crescimento da economia, que deve suportar as contas fiscais do país a médio prazo e fortalecer sua liquidez externa.

A classificação da Fitch tem 23 categorias. que vão de AAA à D. Notas acima de BBB- são consideradas como grau de investimento, ou seja, indicam que há baixa expectativa de risco de crédito. E capacidade de pagamento de compromissos financeiros é considerada adequada.

Entenda a avaliação de risco de investimento
A avaliação de risco de investimento é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado em que eles escolhem para aplicar seu dinheiro.

A partir da nota de risco recebida por determinado país, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido por causa da instabilidade do país em questão.

O principal benefício de o país se tornar investment grade é atrair grandes investidores de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco.

Data: 09/05/2011 às 08h14