Dia do Contabilista é comemorado com fé pelos profissionais sergipanos

Para festejar o dia 25 de abril, dedicado aos contabilistas, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, promoveu uma missa e um jantar para unir ainda mais os profissionais sergipanos e para abrir os eventos alusivos ao grande dia.

A missa, celebrada todos os anos, foi realizada na manhã do dia 25, na Catedral Metropolitana de Aracaju, no Centro da cidade. Já o jantar, ocorreu na noite desta sexta-feira, 29, no Hotel Mercure, na Orla de Atalaia.

Na ocasião, Júlio Cesar Farias Góis, ex-presidente da Federação Espírita de Sergipe, falou sobre a espiritualização do ser. Seu papel no evento foi mesmo o de orientação espiritual. Segundo Júlio César, a escolha do tema se deu diante do momento capitalista em que vive a sociedade.

“Nos preocupamos muito com as coisas materiais, como conta bancária recheada, casa, carro. E muitas vezes, esquecemos o mais importante: o lado espiritual. Para mudar esta situação, precisamos fazer mudanças de paradigmas e, assim, encontrar a felicidade”, argumentou.

Na opinião de Júlio Cesar, esse tema é importante para o contabilista porque, a ciência contábil, como um todo, é uma profissão que lida diretamente com dinheiro e outros bens materiais de seus clientes. “Ele (o profissional) não deve ter isso como centro de tudo. Ele deve também ter uma visão espiritual da vida, que é o verdadeiro ‘eu’”, disse.

Durante a apresentação, o ex-presidente da Federação Espírita de Sergipe citou histórias de reflexão. A intenção foi promover um momento introspectivo e, assim, os participantes pudessem parar para analisar a própria vida.

Para Heloísa Helena de Melo, contabilista com 15 anos de profissão e funcionária da Federação da Indústria do Estado de Sergipe – Fies – há muito o que se comemorar neste dia 25 de abril. “A carreira tem melhorado muito. Nossa profissão ganhou nos últimos anos uma gama maior de serviços que podemos prestar e, cada vez mais, a figura do contador têm sido necessária dentro das empresas”, festejou Heloísa.

Feliz em estar participando do jantar festivo, Heloísa Helena disse ainda que eventos de comemoração como este são uma novidade em Aracaju. “O CRC está conseguindo valorizar e unir mais a classe”, disse, agradecida.

O GRANDE DIA

Para Aécio Júnior, presidente do CRC/SE, o Dia do Contabilista, 25 de abril, é uma data muito importante para todos os contabilistas do Brasil, uma vez que é neste momento que a categoria para e reflete sobre as constantes transformações da profissão.

“A gente sente que o profissional vem sendo também mais valorizado e solicitado. E são justamente essas transformações que mostram a importância de se contratar um profissional de contabilidade para auxiliar os gestores”, avaliou Aécio Júnior.

O presidente do CRC/SE justificou o fato de o jantar ter sido realizado no dia 29 e não no dia 25. “A data comemorativa, em si, normalmente acaba caindo num período mais agitado para os profissionais por conta do imposto de renda. Então, normalmente adiamos mais as comemorações para o mês de maio”, afirmou Aécio Júnior.

Isso porque, em maio, ocorrerá a Segunda Semana Sergipana de Contabilidade e o Primeiro Forró do Contabilista. “Não trazemos só eventos técnicos, mas também damos importância à questão social para promover a união e a integração da categoria”, justificou Aécio, a diversidade da programação.

CONVÊNIO COM CIEE

Ainda durante o jantar, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre CRC/SE e Centro de Integração Empresa-Escola – Ciee. A partir de hoje, segunda-feira, 2, tanto escritórios com pessoa jurídica como os próprios profissionais com pessoa física terão um desconto na taxa de serviço do Ciee de 44% para contratar estagiários.

“Queremos mostrar ao contador a importância de contratar estagiários e atualizá-los sobre a legislação vigente. Até porque é o próprio contabilista que precisa passar estas informações para as empresas que eles trabalham”, explica Ludmila Padre Cardoso, supervisora do Ciee em Sergipe.

De acordo com Alessandro Salvatore, gerente Regional Nordeste Sul do Ciee, os contadores poderão contar om uma instituição reconhecida nacionalmente, com 300 unidades e um amplo cadastro de estudantes, pagando apenas R$ 50. “Mas é preciso estar em dia com o CRC”, alerta Salvatore.

Data: 02/05/2011 às 07h16