A Receita Federal já liberou dois dos sete lotes de restituição do Imposto de Renda 2010. O contribuinte que ainda não recebeu a devolução pode estar na fila ou pode ter caído na malha fina.
Para conferir se teve a declaração do IR presa, o contribuinte deve acessar o site da instituição e consultar o extrato da declaração no link Extrato da DIRPF, localizado à direita na página principal da Receita sob a tabela de serviços mais procurados, para fazer a retificação dos dados.
Aqueles que cometeram erros ou têm pendências na declaração do imposto de renda podem fazer a retificação pela internet, inclusive quem declarou pelo formulário simplificado, conforme anunciou a Receita no dia 23 de junho.
No momento, quem entra na página principal (
Para corrigir as pendências, é necessário entrar em Acesse aqui o Extrato da Declaração do Imposto de Renda (DIRPF), dentro da página Extrato do DIRPF já citado.
Atenção: uma mensagem de que o site não é confiável pode surgir. Segundo a Receita, isso acontece porque o site trocou recentemente o certificado digital utilizado, ainda não atualizado em todos os navegadores. A instituição recomenda observar, antes de autorizar o acesso, se a barra de endereço aponta para uma página com início www.receita.fazenda.gov.br e com começo https:, e se a imagem de um cadeado fechado aparece na barra inferior do navegador.
Uma vez na página do Centro Virtual de Atendimento, o contribuinte deve informar CPF, código de acesso e senha. Se nunca tiver utilizado esse recurso da Receita na internet, é preciso criar um código de acesso, informando CPF, data de nascimento e os números dos recibos de entregas das declarações de 2009 e 2010, para pessoa física ou para pessoa jurídica.
A seguir, é necessário clicar em Declaração IRPF e depois na guia Serviços. Lá é possível consultar as pendências e fazer a retificação.
Para saber como proceder para resolver as pendências, siga as orientações da Receita listadas aqui.
Fonte: Terra Notícias