Alunos de Ciências Contábeis promovem ação no shopping

Em abril o assunto em pauta em toda sociedade é Imposto de Renda. Por isso, nos dias 15 e 16, 54 alunos dos cursos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe - UFS - e da Universidade Tiradentes – UNIT - realizaram no shopping Jardins uma ação sobre este tema.

A mobilização consistiu basicamente na elaboração, por parte dos acadêmicos, com supervisão dos professores, de declarações de Imposto de Renda. De acordo com Sirley Maclaine Graça, professora de Contabilidade Tributária  da UFS, foram feitas, em média, 50 declarações. “Bem mais simplificadas do que completas”, salienta Sirley.

Os interessados em fazer o documento eram muito bem atendidos pelos alunos  e, em troca, as instituições solicitavam das pessoas gêneros alimentícios que, posteriormente, serão doados a instituições carentes. Em 2010, uma entidade do bairro Santa Maria foi beneficiada.

Na opinião de Aécio Júnior, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, este tipo de iniciativa, realizada em local público e de grande circulação, demonstra para a sociedade o quanto é importante a participação do profissional de contabilidade na elaboração das declarações de Imposto de Renda das pessoas físicas.

Ainda segundo Aécio, um outro ponto que merece destaque é o envolvimento dos estudantes neste processo. “Eles têm uma oportunidade especial de aprender na prática com seus professores, terem um contato com ‘clientes’ e executarem uma ação de responsabilidade social o que resulta numa motivação especial para conclusão do seu curso com zelo e dedicação”, afirmou o presidente.

Data: 18/04/2011 às 03h11