Lopes de Sá recebe homenagem da Classe Contábil

No dia em que completaria 84 anos de idade, Antônio Lopes de Sá recebeu do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) e do Conselho Federal de Contabilidade,  uma homenagem póstuma com uma placa comemorativa e de um busto instalado na entrada do Regional. A partir de agora, o edifício do CRCMG passa a se chamar Edifício Professor Dr. Antônio Lopes de Sá.

A homenagem se deu porque Lopes de Sá se tornou um dos maiores profissionais da contabilidade que se tem notícia. Suas publicações - livros e artigos - são conhecidos em vários países da América Latina, além dos Estados Unidos, Itália, Espanha e Portugal. O professor recebeu, também, a Medalha João Lyra Tavares, considerada a maior comenda a um contador no Brasil

Conselheiros, autoridades, presidentes de 20 Conselhos Regionais, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, do CFC, da FBC entre outros estiveram presentes à cerimônia. O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, esteve representado pelo seu presidente, Aécio Prado Dantas Júnior e outros contadores que não abriram mão de participar da homenagem a Lopes de Sá.

Na opinião de Aécio Júnior, a homenagem foi merecidíssima. “Ele foi o maior estudioso da ciência contábil em nosso país em todos os tempos. Sua obra já está eternizada e a inauguração de um busto em bronze na sede do CRC-MG, fará com que gerações futuras jamais deixem apagar a lembrança e os ensinamentos passados pelo nosso grande mestre”, especificou.

O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, disse que o grande sucesso intelectual do professor e doutor, entretanto, foi apenas um reflexo do ser humano extraordinário, do cidadão exemplar que soube viver muito bem.

O presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, António Domingues de  Azevedo afirmou que todos os profissionais de contabilidade devem lembrar da doutrina e pensamentos do professor. O amor que ele tinha pela Contabilidade era também refletida pela vontade comum entre os dois países e a melhor forma de lembrarmos Lopes de Sá é darmos continuidade ao seu trabalho.

A pedagoga e viúva do professor, Édila Lopes de Sá, fez um discurso emocionado ao relembrar toda a trajetória do marido. Esta solenidade reveste-se de expressiva significação, pois  Lopes de Sá, pela sua irrestrita dedicação, deixa a todos os profissionais um trabalho de uma  vida inteira.

O presidente do CRCMG, Walter Roosevelt fez o discurso de encerramento lembrando uma das crônicas do professor o homem se qualifica especialmente pela inteligência, utilidade, capacidade de amar, conhecer, agir e refletir.

Compuseram também a mesa de honra, o presidente da Academia Mineira de Ciências Contábeis, Marco Antonio Amaral Pires e o mais novo membro da Academia (empossado no dia da homenagem), contador Luiz Fernando Coelho Lopes de Sá, neto do homenageado.

Com informações do CFC

Data: 12/04/2011 às 08h43