Balança comercial tem superávit de US$ 809 milhões no começo de abril

A balança comercial brasileira registrou superávit (exportações menos importações) de US$ 809 milhões no começo de abril, entre os dias 1º e 10, segundo números divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Nas duas primeiras semanas de abril, as vendas externas somaram US$ 6,1 bilhões, com média de US$ 1,01 bilhão por dia útil. A média de exportações, embora não seja recorde para o ano, está em um patamar elevado. Ao mesmo tempo, as importações totalizaram US$ 5,29 bilhões no começo deste mês, ou US$ 882 milhões de média diária.

De acordo com o governo, as exportações subiram mais do que as compras do exterior no início deste mês. Na comparação com abril do ano passado, as exportações cresceram 34,2%, enquanto que as compras do exterior avançaram 27,2%.

Acumulado do ano
No acumulado deste ano, até 10 de abril, a balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 3,97 bilhões, informou o Ministério do Desenvolvimento. Isso representa um crescimento de 137,8% frente ao mesmo período de 2010, quando o saldo positivo somou US$ 1,67 bilhão.

O aumento do saldo comercial neste ano está relacionado, entre outros fatores, com a elevação dos preços das chamadas commodities (produtos básicos com cotação internacional, como alimentos, petróleo e minério de ferro, entre outros) no mercado externo.

De acordo com números do governo, as vendas externas somaram US$ 57,33 bilhões no acumulado deste ano, com crescimento de 28,6% sobre o mesmo período de 2010. Ao mesmo tempo, as importações totalizaram US$ 53,35 bilhões, com elevação de 24,4%.

Ano de 2010 e previsões
No ano passado, com o forte crescimento das importações, fruto do elevado ritmo de crescimento da economia brasileira (acima de 7,5%) e do dólar baixo - fator que encarece as vendas externas e tornam as compras do exterior mais baratas - o saldo comercial ficou positivo em US$ 20,27 bilhões, o valor mais baixo em oito anos.

Os economistas de instituições financeiras acreditam que, mesmo com um crescimento menor da economia (cerca de 4%), mas ainda com um dólar desvalorizado em meio à chamada guerra cambial, que é o esforço de alguns países para desvalorizarem suas moedas e fornecer melhores condições de competitividade para suas empresas, a balança comercial brasileira deve sofrer nova queda de seu saldo positivo em 2011.

A previsão do mercado financeiro é de que o saldo comercial positivo recue novamente, agora para US$ 17 bilhões neste ano. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade de representação do empresariado nacional, o saldo positivo da balança comercial neste ano será de apenas US$ 4 bilhões.

Data: 12/04/2011 às 08h26