CRC/SE promove Sétimo Fórum da Mulher Contabilista

A sétima edição do Fórum da Mulher Contabilista, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, aconteceu na noite da última sexta-feira, 25, na Biblioteca Pública Epiphâneo Dórea. Sobre o tema ‘Educação, Cultura e Cidadania’, houve um debate produtivo entre os painelistas e cerca de 150 contabilistas.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Aécio Júnior, a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Maria Teles, o professor e vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angêlo Roberto Antoniolli, a coordenadora Estadual do Projeto Mulher Contabilista, Maria Salete Barreto Leite e a diretora da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, Sônia Carvalho compuseram a mesa de trabalhos.

Segundo Lana Veiga, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC, objetivo do Fórum, que começou em 1991 a nível nacional com o projeto Mulher Contabilista, é trabalhar a responsabilidade social da classe contábil. “Chamamos fórum ‘da mulher’, porque nós, mulheres, somos mais sensíveis à esta temática, mas nada impede que os representantes do sexo masculino participem”, explicou.

Ainda segundo Lana, no Fórum discute-se temáticas importantes para o desenvolvimento do país, não só com a técnica contábil. Para Celina Coutinho, representante da Comissão Nacional da Mulher Contabilista, a escolha da temática deste foi muito feliz. “Nada mais próximo do que se pensa hoje para o Brasil do que educação, cultura e cidadania como um todo. As contabilistas sergipanas escolheram muito bem sobre o que debater”, parabenizou.

Celina Coutinho explicou também que a nível nacional, os Fóruns surgiram como um movimento para que as mulheres contabilistas começassem a participar mais das entidades de sua classe. “Elas já eram empresárias de grandes escritórios, profissionais de sucesso, mas faltava um toque feminino nos conselhos e sindicatos. Com estes eventos, elas tomaram mais gosto em participar e, hoje, temos mulheres a frente de diversos conselhos em todo o país”, disse Celina.

Na opinião de Maria Salete Barreto Leite, coordenadora estadual do Projeto Mulher Contabilista, o Fórum sergipano já alcançou um excelente nível de qualidade. “Crescendo a cada ano. Tanto em número de participantes como em quantidade de mulheres na área das ciências contábeis”, pontuou.

De acordo com Maria Salete, um dos grandes focos do Fórum é a valorização do trabalho da mulher contabilista, que já está muito bem colocada no mercado. “Temos hoje um grande quadro de contabilistas empresárias, donas de escritórios famosos. Somos 44% do total de contabilistas atuando no mercado sergipano e 49% em todo o país”, informou.

Para a estudante de Ciências Contábeis Pedrina de Cássia Pimenta, a participação no Fórum da Mulher Contabilista agrega conhecimento além do que a faculdade oferece. “Estou entrando numa área que evolui e tem novidades a cada dia, então é importante ficar por dentro de tudo”, declarou Pedrina.

A sétima edição do Fórum da Mulher Contabilista deste ano foi solidário ao projeto SOS Sertão e solicitou a cada participante três litros de água para serem distribuídos com os sertanejos.

Data: 26/03/2011 às 01h35