CFC realiza reunião com presidentes dos CRCs

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) estiveram reunidos, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, para tratar de uma série de assuntos relacionados ao Sistema CFC/CRCs e à classe contábil. A reunião, que aconteceu nos dias 15 e 16, foi aberta pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.

Esta é uma oportunidade para discutirmos temas técnicos, uma vez que estamos passando por um período de mudanças extremamente importantes para a classe, além de tratarmos de aspectos que dizem respeito a uma integração ainda maior do Sistema, afirmou Carneiro. O crescimento expressivo, verificado principalmente no último ano, do número de contabilistas registrados nos CRCs, somando hoje quase 500 mil, foi destacado pelo presidente do CFC como um desafio para o aperfeiçoamento do trabalho e das ações do Sistema CFC/CRCs.

A criação da jurisdição brasileira do Extensible Business Reporting Language (XBRL) e a constituição de um grupo de normatizadores contábeis da América Latina e Caribe, para deliberações em conjunto no International Accounting Standards Board (IASB), foram abordadas por Juarez Carneiro, entre vários outros temas.

Os vice-presidentes Enory Luiz Spinelli, de Desenvolvimento Operacional; Nelson Mitimasa Jinzenji, da área Técnica; e Sérgio Prado de Mello, de Fiscalização, Ética e Disciplina, também se pronunciaram na abertura da reunião.

Essas reuniões são relevantes, especialmente, para evoluirmos e aprimorarmos o Sistema CFC/CRCs. Estamos vivendo tempos de profundas mudanças e de inovações, e a classe contábil exige uma atuação firme e eficiente de nossa parte, disse Spinelli.

Mitimasa destacou que o ano de 2010 foi muito importante para a classe contábil, principalmente em função da edição da Lei nº 12.249. Também estamos conseguindo, em trabalho conjunto com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), fazer com que as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sejam albergadas pelo Governo, ressaltou o vice-presidente.

Prado de Mello falou sobre a Lei nº 12.249/10 e as consequências geradas para a fiscalização da classe. O vice-presidente lembrou que o CFC criou um grupo para estudar o impacto da Lei na área, trabalho que gerou a adequação de regulamentos processuais do Sistema CFC/CRCs.

Outras adequações, segundo ele, foram feitas visando à atualização do Manual de Fiscalização, as quais deverão ser aprovadas na próxima Reunião Plenária do CFC e irão compor um novo capítulo do Manual.

A pauta da reunião de presidentes dos CRCs se encerrou às 18 horas do dia 16.

Data: 21/03/2011 às 11h04