Projeto de que altera o Simples tem chance de ser votado em breve
O projeto de lei que altera o Simples Nacional voltou a tramitar na Câmara dos Deputados na última sexta-feira, 18. Segundo a Agência Brasil, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), declarou que a proposta tem chance de ser votada em breve.

O projeto de lei entrará na pauta da reunião ainda esta semana. Os deputados irão definir a lista de prioridades para ir ao Plenário imediatamente após a Casa votar as medidas provisórias que trancam a pauta.

Mudanças no Simples

Em relação às mudanças no Simples Nacional, a proposta estabelece aumento do limite de faturamento das pequenas empresas cadastradas no Simples, de R$ 2,4 milhões por ano para R$ 3,6 milhões por ano. Também está prevista a extinção da substituição tributária para empresas optantes pelo regime.

Além disso, o projeto propõe a extinção da cobrança de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) nas fronteiras dos estados, já que, em cada um deles, as alíquotas de cobrança do ICMS são diferenciadas e cobradas quando ultrapassam as fronteiras. O objetivo seria extinguir esse recolhimento, pois isso estimula a sonegação.

A proposta prevê ainda a inclusão de todas as atividades no Simples. Algumas delas, como arquitetos, corretores e jornalistas, entre outras, não podem aderir ao regime simplificado. Com essa mudança no texto, todas as atividades poderiam se cadastrar.

Data: 24/02/2011 às 01h38