Pontualidade de pagamento das micro e pequenas cai em janeiro
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A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas iniciou 2011 em queda, divulgou nesta segunda-feira (21) a Serasa Experian. Em janeiro, a cada mil pagamentos realizados, 947 foram quitados à vista ou com um atraso máximo de sete dias (94,7% de pontualidade). Em dezembro de 2010, a pontualidade dos pagamentos havia sido de 95,4%.

A pontualidade de pagamento recuou em todos os setores da economia em janeiro de 2011, atingindo 95,3% no comércio, 94,0% no setor de serviços e 93,3% na indústria. O menor nível de pontualidade do setor industrial é reflexo das dificuldades que a valorização cambial vem acarretando ao setor em termos de perda de competitividade face aos produtos importados, diz a Serasa.

Queda é avaliada como normal
A queda da pontualidade dos pagamentos efetuados pelas micro e pequenas empresas, segundo os economistas da Serasa Experian, é normal no início do ano. Com o fim das vendas de final de ano, há uma desaceleração sazonal do nível de atividade, diminuindo a geração de caixa das empresas.

Apesar deste declínio, comparando apenas os meses de janeiro, o nível da pontualidade observado em 2011 foi o maior dos últimos seis anos: 93,6%(jan/2006); 93,4% (jan/2007), 93,4% (jan/2008), 92,9% (jan/2009) e 93,8% (jan/2010).

O valor médio dos pagamentos em dia caiu 2,7% entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, atingindo R$ 1.596,70. Porém, na comparação com janeiro de 2010, houve acréscimo de 6,8% (a quarta variação anual positiva seguida), sinalizando que as medidas de aperto monetário ainda não impuseram maiores constrangimentos à administração de caixa das micro e pequena empresas.


Data: 23/02/2011 às 11h15
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