CFC participa de Seminário sobre XBRL

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, participou na manhã desta quinta-feira, 17, na Escola Fazendária, em Brasília (DF), do Seminário Internacional Transparência Pública  - Transferência de dados pelo padrão XBRL.

O Seminário tem como objetivo apresentar e discutir a experiência internacional e a opinião de técnicos internacionais sobre o processo de fortalecimento da transparência da gestão  pública por meio da criação de mecanismos automatizados de transferência de dados baseados no padrão Extensible Business Reporting Languague -XBRL.

O presidente do CFC disse que o CFC está atento - nos últimos anos - no que diz respeito ao XBRL. O papel do CFC é o de estimular o avanço da tecnologia no Brasil. Tenho certeza de que esse sistema de transferência de dados, de forma ágil e precisa, moderniza a gestão pública, avisa. Ainda, segundo Juarez, o interesse maior é do País e da classe contábil em um mundo cada vez mais globalizado.

A representante da Comissão de Valores Mobiliários - CVM -, Wang Jiang Horng, fez uma rápida explanação sobre a importância da tecnologia. É certo que tecnologia traz, por meio da CVM, proteção aos investidores para a tomada de decisão.

Para o coordenador-geral substituto de Fiscalização da Receita Federal do Brasil, Antonio Zomer, a Receita utilizará o XBRL na Central de Balanço. O representante falou também sobre o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. A ferramenta foi bem aceita pela sociedade e pelo Governo. Lembro que o sistema foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.

Compuseram a Mesa de Honra o representante da Embaixada do Reino Unido, Jonathan Dunn; o coordenador-geral de Contabilidade da União / STN, Gilvan Dantas; e o diretor-geral da ESAF, Mauro Bogéa.

Data: 20/02/2011 às 08h39