O Diário Oficial da União - DOU -, publicou, nesta sexta-feira, 11, o despacho do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que credencia o Instituto Fenacon a ser uma Autoridade Certificadora - AC.
Na condição de Autoridade Certificadora, habilitada pela Receita Federal do Brasil e credenciada pela ICP-Brasil, o Instituto Fenacon está apto a ampliar o leque de Autoridades de Registro - AR -, e emitir certificados digitais para pessoas físicas e jurídicas.
O Certificado Digital funciona como uma carteira de identidade virtual. É um documento eletrônico que contém dados do titular, o nome e assinatura da AC (Autoridade Certificadora) que o emitiu. Graças à sua idoneidade, a AC é reconhecida por todos como confiável, fazendo o papel de Cartório Eletrônico.
Para Valdir Pietrobon, a conquista do credenciamento do Instituto Fenacon é um exemplo do crescimento e credibilidade da Entidade. Além de permitir maior flexibilidade comercial, na emissão de certificados, ela evita desgastes em filas, demora no retorno de documentações, além de garantir a autenticidade e segurança nas transações.
Agora, com essa liberdade conquistada, nós vamos levar os benefícios da certificação digital a todos os cantos do país, comemora Pietrobon.