Reunião com Iasb, no CFC, define grupo de normatizadores da América Latina

Constituir um grupo de trabalho latino-americano, com objetivos específicos e concretos, visando à união de esforços, do México à Terra do Fogo, para que a América Latina tenha uma voz única perante o Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb, na sigla em inglês), em relação às postulações de agenda, de prioridades e de temas técnicos que interessem, particularmente ou de maneira coletiva, aos países da região.

Com esta finalidade, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC -, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC - e representantes de órgãos normatizadores contábeis da Argentina, do Chile, da Venezuela e do México se reuniram, na manhã deste dia 4, na sede do CFC, com o presidente do Iasb, David Tweedie, e com o membro do board do Iasb Amaro Luiz de Oliveira Gomes.

Na abertura da reunião, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, destacou o grande desafio dos participantes do encontro. O CFC e os órgãos parceiros, que compõem um grande sistema, não medirão esforços para buscar a interação dos países da América Latina, de forma harmoniosa e consensual, para que a região possa manifestar os seus interesses, como um grande bloco, junto ao Iasb, afirmou.

Juarez Carneiro também anunciou que o CFC irá incluir as normas IFRS no Projeto de Transferência de Conhecimentos da Profissão Contábil para Países de Língua Portuguesa - Experiências de Brasil e Portugal. Vamos estruturar essa nova área dentro do projeto para que a experiência brasileira de implementação do padrão IFRS seja levada aos demais países de língua portuguesa, disse.

De acordo com o coordenador de Relações Internacionais do CPC, Nelson Carvalho, essa primeira reunião não tinha a ambição de chegar a conclusões definitivas. Esse é o início de um processo que, a meu ver, deve ser realmente lento, com características próprias, pois somos países diferentes, com soberanias diversas e com realidades econômicas, contábeis e sociais próprias, ressaltou. Providenciar uma convergência de interesses em meio a essas diferenças, segundo ele, é um processo que não pode ser apressado.

Na reunião ocorrida na sede do CFC, em Brasília, os representantes dos órgãos internacionais apresentaram depoimentos sobre a realidade de implentação do IFRS em seus países.

Questões que deverão ser revisitadas a partir de hoje e nos eventos que poderão se seguir, dizem respeito à organização da profissão contábil; à educação formal dos contadores públicos e dos certificados; ao treinamento da massa de formados nesta nova realidade das normas IFRS; ao relacionamento com os reguladores, bancos centrais, comissões de valores, superintendências de seguros, reguladores da área de energia elétrica, comunicações e outros; aos nossos contatos com as bolsas de valores, com a comunidade acadêmica, com analistas de crédito e de investimento, afirmou Carvalho.

O coordenador de Relações Internacionais do CPC disse ainda que todos os interesses expostos na reunião farão parte de um painel no qual os diversos pontos serão alinhados para que a voz da América Latina seja plural perante o Iasb.

Uma nova reunião dos membros desse grupo de normatizadores latino-americanos, cuja constituição será formalizada ao Iasb, deverá ocorrer no mês de março.

Data: 11/02/2011 às 01h15