Membros do CFC, CRCSP e Instituto Americano de CPAs discutem possível parceria

Membros do Instituto Americano de CPAs (Certified Public Accountants - Contadores Públicos Certificados) reuniram-se com representantes do CRC SP e do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) no dia 7 de fevereiro de 2011, em São Paulo. Durante o encontro, as entidades puderam apresentar o trabalho que desenvolvem visando à troca de experiências.

Do CFC, participaram da reunião o presidente, Juarez Domingues Carneiro, o vice-presidente Técnico, Nelson Mitimasa Jinzenji, e a diretora executiva, Elys Tevania Carvalho.

O CRCSP foi representado pelo presidente, Domingos Orestes Chiomento, pelos vice-presidentes Luiz Fernando Nóbrega (Administração e Finanças) e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Fiscalização) e pelos diretores Edeson Figueiredo Castanho (executivo) e Claudio Rafael Bifi (operacional).

Do Instituto Americano de CPAs estavam presentes a vice-presidente sênior para qualidade dos membros e negócios internacionais, Susan Coffey, os vice-presidentes Janice Maiman (Comunicação e Canais de Mídia), Jeannie Patton (Estudantes, Acadêmicos e Membros) e Craig Mills (Equipe de Exames e Educação Profissional Continuada) e a editora do Journal of Accountancy, Joanne Fiore. A diretora da Divisão Internacional da MCI Brasil, Gina van Dijk, cuja empresa atua como facilitadora de relações entre organizações, também acompanhou os trabalhos.

A reunião serviu para apresentar as entidades e as atividades desenvolvidas e poderá resultar em parcerias no futuro. Susan demonstrou interesse em firmar acordos para a realização de treinamentos e para o lançamento de publicações, mas deixou as possíveis propostas para serem tratadas em outro encontro.

ATUAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS
Instituto Americano de CPAs é a entidade que representa os Contadores Públicos Certificados. Ele foi fundado em 1887 e, atualmente, possui mais de 360.000 membros associados.

Algumas atribuições do Instituto são a elaboração de um código de ética e das Normas de Auditoria nos Estados Unidos para companhias privadas, governos federal, estaduais e locais e para entidades sem fins lucrativos.

O Instituto trabalha também na preparação do Exame CPA, necessário para que os Contadores possam ser certificados nos Estados Unidos, e promove a educação profissional continuada.

TÓPICOS ABORDADOS
O presidente Juarez discorreu sobre o processo de adoção das IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) no Brasil. O Conselho Federal está realizando diversos treinamentos em todo o País e investindo na formação de multiplicadores. A expectativa é de que, até o final de 2011, mais da metade dos profissionais que atuam no Brasil tenham sido treinados.

As IFRS devem ser adotadas no Brasil pelas empresas de capital abertas e pelas pequenas e médias empresas. No entanto, o processo de harmonização das normas aos padrões internacionais ocorre também nas áreas de Auditoria e do Setor Público, que adotam, respectivamente, as Isas (International Standards on Auditing - Normas Internacionais de Auditoria) e Ipsas (International Public Sector Accounting Standards - Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público).

Juarez explicou sobre o Exame de Suficiência, que se tornou obrigatório para os bacharéis em Ciências Contábeis e os Técnicos em Contabilidade registrarem-se em CRC, e o Exame de Qualificação Técnica, necessário para Contadores atuarem como Auditores Independentes.

As publicações do CFC e do CRC SP também foram apresentadas. Juarez adiantou que, a partir de abril ou maio, a Revista Brasileira de Contabilidade será publicada em três idiomas (inglês e espanhol, além do português).

O presidente Chiomento falou sobre algumas das atividades do CRC SP, como a organização da 22ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo. Luiz Fernando destacou o trabalho realizado com estudantes da área contábil e citou o 2º Encontro de Estudantes, que reuniu 5 mil alunos em outubro de 2010.

Fonte: CFC

Data: 08/02/2011 às 08h06