A economia dos Estados Unidos gerou menos empregos que o esperado em janeiro. O número de vagas criadas subiu 36 mil no período, abaixo da previsão dos economistas, que era em torno de 140 mil vagas, divulgou nesta sexta-feira (4) o Departamento de Trabalho norte-americano.
O governo observou que um dos motivos para o aumento abaixo da previsão foram as fortes nevascas que atingiram o país. O clima severo pode ter afetado o emprego na construção, que cortou 32 mil postos de trabalho em janeiro.
Apesar da pequena geração de vagas, a taxa de desemprego nos EUA caiu de 9,4% em dezembro para 9% em janeiro, o menor nível desde abril de 2009.
Setores
O setor privado, que responde por cerca de 70% da força de trabalho, criou 50 mil novas vagas em janeiro, após a oferta de 139 mil vagas em dezembro. O setor privado tem criado vagas de trabalho há um ano, mas em ritmo insuficiente para levar a taxa de desemprego para próximo do nível anterior à recessão. O setor público cortou 14 mil vagas, especialmente na esfera municipal.
O emprego cresceu no setor manufatureiro e no comércio varejista, mas recuou na construção, no setor de transporte e no de armazenamento. O emprego na maioria das outras indústrias teve pouca mudança no mês, observou o departamento.
O número de vagas oferecidas em dezembro foi revisado para 121 mil, ante os 103 mil informados anteriormente.
Fonte: G1