Jucese unifica Sefaz na Redesim/Agiliza Sergipe

Empresários, profissionais da Contabilidade, cidadãos sergipanos viveram um marco histórico na tarde desta segunda-feira, 11, com a integração da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ao projeto Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que funciona por meio do Portal de Serviços Agiliza Sergipe (www.agiliza.se.gov.br) e é coordenado pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese).

A partir de agora, ao constituir uma empresa na Jucese, com algumas exceções, é possível obter a Inscrição Estadual da Sefaz automaticamente através do Portal Agiliza Sergipe, eliminando a obrigação de acessar o site da Secretaria da Fazenda e de se deslocar até um posto de atendimento do órgão para entregar documentos.

A integração oficial da Sefaz ao Agiliza Sergipe ocorreu nesta segunda-feira durante sessão plenária do Colégio de Vogais da Jucese, que contou com a presença do presidente da Junta Comercial, George da Trindade Gois; dos membros do vocalato; do vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas; do secretário da Sefaz, Josué Modesto; do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, entre outras diversas autoridades.

O vice-governador enalteceu a ação realizada entre a Junta Comercial e a Secretaria da Fazenda: "Essa integração da Sefaz é de extrema importância, pois desburocratiza, facilita a vida de todos num momento de crise, que não está sendo fácil. Um estímulo desse é um exemplo".

Na solenidade, George Trindade ressaltou que a entrada da Sefaz na Redesim era um desejo antigo da Jucese, dos empresários, da classe contábil e da própria Secretaria da Fazenda. "O Agiliza permitiu integrar o empreendedor com a Junta Comercial, a Receita Federal, as Prefeituras Municipais, os órgãos estaduais, como a Vigilância Sanitária e agora a Secretaria da Fazenda. É um grande salto que o Governo do Estado está dando", disse.

Um dos principais beneficiados com a integração, os contadores - responsáveis pela abertura de empresas nos órgãos públicos - não esconderam a satisfação. "Hoje é um dia histórico para nós. A entrada da Sefaz no Agiliza era um pleito antigo nosso. Agradeço ao Governo do Estado e principalmente ao George", disse a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), Angela Dantas.

A sessão plenária contou a participação também do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Erivaldo Mendes; do delegado da Receita Federal de Sergipe, Marlton Caldas; do deputado federal e presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira; do superintendente estadual do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento; do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior.

A solenidade teve presença ainda do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, Brenno Barreto; do presidente da Acese, Marco Pinheiro; do superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves; do diretor do Departamento de Tributos da Secretaria da Fazenda de Aracaju, Carlos Augusto; do superintendente da Sedetec, Carlos Augusto Franco; do gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Adeilson Graça; entre outras autoridades.

ASCOM/JUCESE

Data: 12/09/2017 às 13h25