Trabalhos acadêmicos são premiados durante a I Convenção Sergipana de Contabilidade

Por Ana Paula Machado

Entre os dias 25 e 27 de maio aconteceu em Aracaju o Seminário Regional Interamericano de Contabilidade da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e, simultaneamente, a I Convenção Sergipana de Contabilidade, os dois com temas voltados para a contabilidade pública. O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) organizou os eventos em conjunto com a AIC e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A atual gestão do CRCSE tem como um dos pilares a educação continuada, pensando nisso, foi organizada a convenção com apresentações de trabalhos acadêmicos, ao todo foram 13 trabalhos submetidos não só de Sergipe, como também de outros lugares.

"Realizamos a primeira convenção para que pudéssemos dar continuidade ao plano de educação continuada frisada pelo CRCSE, com apresentações de trabalhos, temas relevantes para o que foi proposto no evento e uma estimativa de público considerável e também serviu como forma de estímulo para que alunos e pesquisadores da área possam participar mais de eventos como este", comemorou a coordenadora técnica da convenção e conselheira do CRCSE, Gilvânia Nascimento.

Dos 13 trabalhos submetidos, nove foram apresentados e três premiados, em primeiro lugar ficou a pesquisa com título `Estimativa e realização de receitas orçamentárias no município de Aracaju - SE no período de 2000 a 2016` que tem como autores os profissionais da contabilidade Cybele Carla da Silva e Marcos Diego dos Santos, em segundo lugar ‘Arrecadação da Receita própria: Um estudo comparativo na região metropolitana de Fortaleza-CE` e o terceiro lugar ‘Efeitos Distributivos da Cota-Parte do ICMS aos Municípios Sergipanos: Impactos de uma Nova Metodologia de Cálculo`.

Para Cybele Carla apresentar um trabalho em um evento como a Convenção foi um desafio. "O evento realizado pelo CRCSE foi de grandes proporções, apresentar um trabalho nele um desafio e ser premiado em primeiro lugar uma grande surpresa e alegria".

Segundo Marcos Diego a educação continuada proposta pelo CRCSE acrescenta não só no currículo dos profissionais e estudantes, como também como impulso para não parar de estudar.

"O CRCSE vem dando um pontapé no quesito educação continuada, dessa forma contribui muito para o crescimento e desenvolvimento da profissão contábil, não só com esses eventos como também nos cursos que são realizados com frequência", ressaltou o profissional. O artigo premiado em primeiro lugar será publicado na revista da Academia Brasileira de Ciências Contábies (ABRACICON).

Os trabalhos apresentados na Convenção foram: História da Contabilidade: Influência das Escolas no Pensamento Contábil; A Relevância das Demonstrações Contábeis para os Gestores das Micro e Pequenas Empresas: um ensaio teórico; Análise da produção Científica brasileira sobre administração de pequenas empresas indexadas no SPELL - Scientific Periodicais Eletronic Library; Arrecadação da Receita própria: Um estudo comparativo na região metropolitana de Fortaleza-CE; Estimativa e Realização de receitas orçamentárias no município de Aracaju-SE no período de 2000 a 2016; Efeitos Distributivos da Cota-Parte do ICMS aos Municípios Sergipanos: Impactos de uma Nova Metodologia de Cálculo; Finanças Comportamentais: uma análise bibliométrica da produção acadêmica entre 1970 e 2016; Dificuldades para a utilização da contabilidade gerencial nas micro e pequenas empresas: a percepção de contabilistas da cidade de Aracaju; Aspectos Técnicos da perícia contábil perante o novo código do processo civil.

Data: 06/06/2017 às 16h00