III Seminário sobre Sped e Contabilidade é realizado pelo CRCSE

Por Ana Paula Machado

Uma das metas do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) é prezar pela educação continuada, levando em consideração esse parâmetro aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro o III Seminário Sobre Sped e Contabilidade e Encontro dos Estudantes e Professores de Ciências Contábeis, o evento que teve como tema ‘Os Desafios da Contabilidade no cenário atual` reuniu profissionais, estudantes, professores e nomes importantes para a classe.

De acordo com a presidente do CRCSE, Angela Dantas, o Seminário vem, mais uma vez, transmitir o que está acontecendo com a profissão. "A gente teve como meta mostrar o que a contabilidade está vivendo, a importância no cenário nacional que nos faz ficar valorizados, hoje a classe contábil é uma mola importante na economia, sem sombra de dúvidas somos um braço protetor da sociedade", exaltou a presidente.

O evento contou na abertura com uma palestra magna proferida pelo vice-presidente de desenvolvimento operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância de falar sobre os rumos da contabilidade.

"São eventos como esse que nos possibilitam reunir nomes que fazem a história da contabilidade, uma satisfação participar do seminário em um momento muito especial para a nossa classe e muito difícil para a sociedade, o evento incorpora uma temática voltada a professores e estudantes, assim podemos mostrar para quem ainda está na universidade o quanto é importante a profissão que decidiram seguir", ressaltou Aécio.

Lançamento do Processo Via única

Durante a abertura do evento o presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (JUCESE), George da Trindade Góis mostrou para o público presente, com exclusividade, um novo processo que será adotado pela JUCESE, o Via Única.

"Via Única dará mais segurança ao Registro Empresarial, bem como mais dinamismo, rapidez. Haverá uma redução de custos, já que o usuário não precisará mais ir à Jucese para buscar o processo aprovado. O procedimento também dará uma rapidez ao fluxo de julgamento dos processos dentro da Junta Comercial, que tempos atrás eram 10 etapas, agora são sete, e passarão para quatro", explicou George Trindade.

O novo procedimento proporcionará mais celeridade e proteção ao Registro de Empresas. Com o novo método, o usuário da Jucese precisará entregar apenas uma via do ato de constituição, alteração ou baixa de uma empresa. Atualmente, são necessárias no mínimo três. Além do mais, após a análise e uma vez deferido, contribuinte receberá o processo aprovado digitalmente.

Encontro dos Estudantes e Professores de Ciências Contábeis

Dentro da programação do III Seminário sobre Sped e Contabilidade aconteceu também o Encontro dos Estudantes e Professores de Ciências Contábeis, que contou com o Talk Show "Currículo por Competência X Tendências no Mercado", com o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Piauí, Elias Caddah, o estudante Rafael Nascimento, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) e conselheira do CRCSE, Luciana Matos e a também conselheira do CRCSE e professora universitária Sônia Delmondes.

Para o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Piauí falar sobre educação é entender o momento que a contabilidade está vivendo. "Vivemos um melhor momento para nossa profissão, os estudantes precisam abraçar fortemente o curso, a empregabilidade está aí e a qualificação é fundamental. Fique atentos a todos os processos que envolvam contabilidade".

"Não podemos parar de estudar, com tantas mudanças, precisamos está sempre atuando focar nos estudos, o caminho que quer seguir, para que possam seguir com competência", salientou a conselheira Luciana Matos.

Os estudantes do primeiro período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes Welisson Monteiro e Marine dos Santos falaram sobre o que vão levar para a vida profissional em relação ao conhecimento adquirido durante o seminário.

"Primeira vez que participo, palestras interativas e que contribuem muito, você capta e faz uma alusão de como vai proceder em determinada situação. É necessário se adaptar dentro da academia as novidades do mundo contábil" disse o estudante Welisson Monteiro.

"É meu primeiro seminário voltado ao curso, tive um aproveitamento muito grande, o pôde abrir a mente sobre a profissão que vai me guiar nos próximos anos", falou a estudante Marine dos Santos.

Data: 17/10/2016 às 15h25