Maior Congresso Brasileiro: Contabilidade mostra a sua força

A solenidade de abertura do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que teve a tecnologia como um dos pontos altos, emocionou a todos ao contar, em um vídeo 3D, a história dos Congressos Brasileiros e as mais relevantes conquistas da classe contábil.
Utilizando um personagem, caracterizado como Santos Dumont, a história levou os congressistas a realizarem uma "viagem no tempo", decolando com o "14 bis" e, em 2016, pousando em Fortaleza em um moderno avião, em uma analogia com a modernização da profissão contábil.
O grande palco do auditório recebeu, além das autoridades representantes do poder público federal e dos estados e de entidades da classe contábil nacional e internacional - que compuseram a mesa de honra -, os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), os conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os detentores da Medalha João Lyra.
As primeiras boas-vindas aos congressistas foram dadas pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Clara Germana Rocha, que agradeceu, como anfitriã, a presença dos profissionais e estudantes participantes do 20º CBC e a hospitalidade da população de Fortaleza. Destacando que esta é a terceira edição do CBC que ocorre na capital cearense - as anteriores foram em 1976 e em 1996 -, ela citou que o CRCCEestará sempre de portas abertas para receber o maior evento da contabilidade brasileira.
A mesa da cerimônia de abertura foi composta pelo presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; pelo presidente da Fenacon, Mário Elmir Berti; pelo presidente da FBC, Juarez Domingues Carneiro; pela presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim; pelo presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio Coelho; a presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Olivia Kirtley; o presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif), Felipe Pérez Cervantes; o presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Antonio C. Gomez Espiñera; pelo presidente em exercício da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) de Portugal, José Carlos Marques; pela presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha; pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira Santana; pelo ministro do TCU Augusto Nardes; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Pontes Lima; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Araújo; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Otávio Lessa; pelo procurador do TCU, Paulo Bugarim; e pelos detentores da Medalha Mérito Contábil João Lyra: José Maria Martins Mendes, Antônio Carlos Nasi e Eliseu Martins.

FONTE: CFC

Data: 13/09/2016 às 16h27