Exposição ‘Contabilidade: Um balanço da história’ é lançada em Aracaju
Na tarde do dia 22 de junho, foi lançada oficialmente em Aracaju a exposição ‘Contabilidade: Um balanço da história`, que trás uma evolução da Contabilidade. Diversos Estados brasileiros já receberam a exposição e agora foi à vez de Sergipe apreciar a iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).
Aqui no Estado, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), juntamente com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), abraçaram a ideia que conta com o apoio do Governo do Estado de Sergipe e do Palácio Museu Olímpio Campos, onde ficará hospedada a exposição.
"É um prazer trazer um projeto tão rico e importante para Sergipe. Nessa exposição os sergipanos poderão conhecer um pouco da história da contabilidade, poderão fazer uma viagem pelo mundo das ciências contábeis, será um momento único em que pretendemos abraçar todos os interessados nessa profissão que é tão importante para o mundo", ressaltou a presidente do CRCSE, Angela Dantas.
Representando o presidente do CFC José Martônio Alves Coelho, o vice-presidente de desenvolvimento operacional do Conselho Federal, Aécio Prado Dantas Júnior falou sobre a importância da Contabilidade.
"Conhecer a exposição é poder entender a importância da contabilidade, fico extremamente satisfeito em vivenciar um momento como esse, a história precisa ser sempre resgatada e um evento como esse é propício, pois não existe nação desenvolvida, transparência e controle sem o profissional da contabilidade", disse o vice-presidente.
As Instituições de Ensino Superior do Estado foram representadas pelo reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), professor Jouberto Uchôa de Mendonça, que destacou a necessidade dos estudantes em conhecer a futura profissão. "Tenho costume de dizer que ninguém ama o que não conhece e é importante que o estudante possa amar e conhecer a profissão que escolheram. A contabilidade preenche todos os universos e os organizadores deste evento estão de parabéns por trazer tão importante projeto para Sergipe".
Estiveram presentes na solenidade de lançamento do museu, a presidente da ASCC, Salete Leite, conselheiros do CRCSE, representando o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o secretário municipal da Fazendo, Jair Araújo, a secretária adjunta da OAB, Maria Purificação Andrade Vieira, Dra. Patrícia Verônica, os ex-presidentes do CRCSE Jodoval Luís dos Santos, Jadson Ricarte e Renato da Silva Barreto, o presidente da Apejese, João Teles de Menezes, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sergipe (Sindcont), Arnaldo Rodrigues, conselheiro do CFC, José Augusto Sobrinho e a presidente do Sescap, Susana Nascimento.

O museu itinerante

O projeto tem como objetivo contextualizar a profissão, desde o início da civilização, com destaque para o desenvolvimento das Ciências Contábeis, passando pelas principais conquistas da classe.
Na mostra, os profissionais, acadêmicos de contabilidade e a sociedade em geral poderão conhecer originais de importantes documentos, mobiliário antigo, instrumentos, máquinas e outros objetos que retratam a profissão na história do Brasil.
A exposição ficará aberta ao público, no Palácio Museu Olímpio Campos até o dia cinco de agosto de 2016 de terça a sexta-feira das 9h as 17h e aos sábados das 9h as 13h.

Data: 23/06/2016 às 15h25