Para comemorar o dia do contador, celebrado na última terça-feira, 22, aconteceu na manhã de hoje, 25, no hotel Mercure, um café da manhã realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE). Durante a comemoração o presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (JUCESE), George Trindade, palestrou para os presentes e o CRC/SE lançou a campanha Decore sem base legal? Eu digo não!.
Segundo o presidente da JUCESE, George Trindade - que palestrou durante o evento sobre as evoluções e mudanças que ocorreram na entidade -, atualmente os contadores são a classe que mais representam os empresários, lidando diretamente com a Junta Comercial, sendo parceiros em diversas questões.
?Os contadores são os principais representantes da classe empresarial, na JUCESE a maior parte dos serviços prestados são pelos contadores, então para a gente é importante participar de um momento como este em que está sendo comemorado o dia do contador, é uma honra utilizar o espaço como uma forma de unificar e também estreitar os laços com nossa entidade?, disse o presidente.
Para a presidente do CRC/SE, Angela Dantas a palestra de George Trindade serviu para esclarecer dúvidas que os contadores tinham e mostrar a nova roupagem da Junta Comercial de Sergipe. ?Uma palestra maravilhosa para a classe, pontuou situações de muita importância e apresentou uma junta moderna que vai facilitar o trabalho dos contadores?.
Ao todo participaram da comemoração mais de cem contadores, entre eles conselheiros do CRC/SE, presidentes de classes contábeis sergipanas, entre outros. A presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe - Sescap/SE -, Susana Nascimento falou sobre a importância de ser contador.
?Não podemos deixar de comemorar, a contabilidade está no sangue da minha família, com o passar do tempo percebemos que é sim uma profissão que carrega uma importância muito forte para a sociedade. Apesar de que hoje a gente enfrenta umas intercorrências, é um presente ser contador e o CRC/SE está de parabéns por realizar eventos que reúnem a classe?, comentou Susana.
As inscrições solidárias para o evento arrecadou dezenas de brinquedos que serão doados ao setor de oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe e no Hospital Cirurgia.
Campanha: Decore sem base legal? Eu digo não!
Durante o café da manhã em comemoração aos contadores, o Conselho de Contabilidade de Sergipe lançou a campanha Decore sem base legal? Eu digo não!. A campanha foi apresentada aos presentes pelo vice-presidente de Fiscalização do CRC/SE, Rogério Teles, que esclareceu a relevância da campanha.
?Estamos retornando a campanha até mesmo para celebrar, entendemos que o Conselho vem atuando e trazendo indicadores interessantes, hoje na linha de autuação a DECORE está apenas como o terceiro. Já é uma evolução, temos que continuar trabalhando maciçamente para que a sociedade e os profissionais tenham consciência para só emitir com base legal?.
A DECORE sem base legal não prejudica somente o beneficiário, mas, sobretudo, o próprio profissional da Contabilidade e, consequentemente, a Classe Contábil. Emitir DECORE sem Base Legal é crime, conforme Código Penal, o Decreto 9295/46, o Código de Ética Profissional do Contabilista a Resolução CFC 1364/11.
De acordo com a presidente do CRC/SE o índice de processos que envolvem DECORE sem base legal ainda são altos e a mudança só poderá ocorrer com conscientização.
?Precisamos esclarecer para a sociedade, para empresários e principalmente para o profissional o porquê da campanha. É necessário ter conhecimento de como se deve emitir esse documento, qual base e o que deve ser um documento legal. Esse é o pilar dessa campanha, a conscientização?, finaliza a presidente.
A valorização da classe contábil depende de você, por isso, diga não a DECORE sem base legal!