Inaugurado em Aracaju o impostômetro

O medidor de quanto os contribuintes gastam ao comprar algo foi inaugurado, em Aracaju, no dia 12 de setembro com o objetivo de conscientizar a população sobre a carga tributária em produtos e serviços no Brasil, fazer alerta para impostos que são cobrados e solicitar a correta, efetiva e transparente aplicação dos tributos em benefícios para a sociedade.

?A entidade contábeis fez um bolo tributário onde cada fatia de tributo, o ISS, o ICMS, O IPI, entre outros. Quanto corresponde cada um deles e quanto é arrecadado, então a gente se pergunta o que está faltando? Temos a consciência de que está faltando planejamento, deve haver um corte. E a inauguração do impostômetro trás uma clareza maior para a sociedade?, comentou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Angela Dantas, durante a inauguração do impostômetro em Aracaju.

Segundo a presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe - Sescap/SE -, Susana Nascimento, a população precisa está alerta para cobrar de acordo com os gastos que ocorrem devido aos impostos.

?O que está faltando hoje em dia talvez seja esse alerta para população, para que a gente possa fazer essa cobrança, está faltando também um investimento nos recursos necessários para que dessa maneira possa dar certo?, salienta.

O Impostômetro é uma ferramenta, criada em 2005 pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que contabiliza os tributos arrecadados no Brasil, pela União, Estados e Municípios. Ele apura quanto às esferas de governo estão arrecadando na forma de tributos.

Data: 14/09/2015 às 05h28