Fórum de Contabilidade é sucesso absoluto

Excepcional. É assim que pode ser resumido o 12º Fórum Sergipano de Contabilidade – cujo tema foi ‘A Internacionalização da Contabilidade na Conjutura Atual’, realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de dezembro, pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE.

O mais importante evento do calendário anual do CRC/SE reuniu inúmeras pessoas, entre estudantes universitários, empresários e contabilistas e lotou o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe - OAB/SE.

Na noite de quinta, antes da abertura dos trabalhos, o coral do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe – TCE -, emocionou a todos com canções. Entre elas, Cheiro da Terra, dos compositores sergipanos Chico Queiroga e Antônio Rogério e, é claro, hinos de natal. Nada mais propício para a ocasião.

Para dar início à primeira palestra, o presidente do CRC/SE, Aécio Prado Dantas Júnior, agradeceu a presença de todos e parabenizou o envolvimento da classe contábil no 12º Fórum. Aécio falou ainda sobre a importância do momento que atual da contabilidade no Brasil, ressaltando ainda o Exame de Suficiência. “Nossa profissão é muito valorosa, mas ainda precisamos evoluir”, destacou.

Além de Aécio Júnior, compuseram a mesa de trabalhos, Rodolfo Dantas Andrade, representando o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento; Lana Glícia Veiga, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/SE; Suzana Nascimento, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Pericias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe – Sescap/SE; dentre outros.

PALESTRA
‘Contabilidade, uma profissão empolgante’ foi o tema da primeira palestra do 12º Fórum Sergipano de Contabilidade, proferida pelo professor-doutor José Carlos Marion, que tem, inclusive, cerca de 30 livros publicados.

Carlos Marion mostrou, em sua ministração, as vantagens de se optar pela Contabilidade. “É o segundo maior curso ofertado no Brasil”, ressaltou. E mais: a Contabilidade é uma profissão com 100% de empregabilidade e boa rentabilidade financeira. “Dá a perspectiva de sermos bem sucedidos na vida”, acrescentou.

Outros pontos de destaque no primeiro dia do 12º Fórum foi que a Contabilidade é a profissão do terceiro milênio, não tem preconceito com a idade, como a maioria das profissões, além de oferecer um leque de especializações.

Para a administradora Marilete Rodrigues de Farias, de 32 anos, o Fórum despertou seu interesse mediante as mudanças nas novas técnicas contábeis. “Precisamos estar bem informados”, disse. Isso porque Marilete cursa especialização em Auditoria Governamental e Contabilidade Pública.

DIA MAIS ESPERADO
A sexta-feira, 3, foi sem dúvida o dia mais esperado por todos os participantes. Palestras com temas atuais e de interesse de todas as categorias – de empresários a estudantes -, tornaram o dia riquíssimo em informações.

Exame de Suficiência, Sped e Nota Fiscal Eletrônica, contabilidade na visão do empresário, atuação no controle da administração pública e a importância dos quesitos periciais na sentença do juiz, foram um dos temas que empolgaram a platéia que não desviava o olhar dos palestrantes. Com isso, o CRC/SE encerra sua promoção de eventos em 2010 com chave de ouro.

Data: 04/12/2010 às 11h32