Presidente do CRC/SE busca melhorias para a classe contábil junto à Sefaz

Mais uma vez, representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (Sescap/SE) e da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC) se reuniram com uma equipe da Secretaria da Fazenda em Sergipe (Sefaz/SE) para tratar de temas de interesse da classe contábil em Sergipe.

Dentre as pautas, a prorrogação do ICMS Substituto e ICMS Normal referente a competência 12/2014; a possibilidade de escolha da data de recolhimento dos DAEs em atraso; erros do portal ?Nota da Gente?; baixa dos arquivos NF-e, ausência de muitas notas, tanto de aquisições como de vendas. Além disso, os profissionais da Contabilidade levaram à reunião, demandas anteriores que ainda não foram solucionadas.

Sobre a escolha da data de recolhimento dos DAEs, a Sefaz reconheceu a necessidade, mas informou que ainda aguarda a alteração. Com relação ao portal Nota da Gente, os representantes da Sefaz, explicaram que o tipo de ocorrência narrado deve ser necessariamente demonstrado à Sefaz, para que assim, haja condição de fazer análise. ?A Sefaz entende a necessidade do sistema, mas os problemas precisam ser direcionados para o e-mail do nota da gente: notadagente@sefaz.se.gov.br?, explicou Angela Dantas, presidente do CRC/SE.

SPED FISCAL
O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) também teve destaque durante a reunião. Em virtude de análise e verificação na entrega de Sped fiscal e devido a grande quantidade de omissões, a Sefaz informou que as entregas zeradas deverão, nos próximos dias, encaminhar notificação à todos os contribuintes com essa condição.

O procedimento adotado será com a finalidade de chamar atenção do contribuinte para regularidade na situação da obrigação acessória.

Data: 14/11/2014 às 03h04