Receita deposita hoje quinto lote de restituição do Imposto de Renda
A Receita Federal deposita nesta quarta-feira (15) o pagamento do quinto lote de restituições do Imposto de Renda de 2014 (ano-base 2013). Também estão incluídas declarações residuais de 2013, 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.

O pagamento vai para a agência bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.

O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização. Se deixar o dinheiro lá, ele não vai render e se desvalorizará.

Serão contemplados mais de 2 milhões de contribuintes, que têm direito a receber, juntos, R$ 2,2 bilhões.

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal (http://zip.net/bsn4Jn) ou ligar para o Receitafone, no número 146. Se estiver na lista dos contemplados, precisa conferir o seu extrato bancário para ver se foi mesmo o depósito.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte pode buscar informações em qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades).

A restituição ficará disponível no banco durante um ano.

Lotes de 2014 serão pagos até dezembro

Ainda serão liberados mais dois lotes de restituições neste ano: o penúltimo em 17 de novembro, e o último em 15 de dezembro.

Para receber as restituições por este calendário, o contribuinte não pode ter caído na malha fina, ou seja, a declaração deve estar regular.

O fato de não receber a restituição agora não significa necessariamente ter ficado retido na malha fina. Mas existe essa possibilidade. A Receita tem um sistema para verificar se a declaração está com algum problema e oferece oportunidade de corrigi-lo.

Fonte: UOL

Data: 15/10/2014 às 03h29