Empresômetro começa a funcionar este mês
O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, anunciou nesta quarta-feira (3) a criação do Empresômetro, sistema de medição em tempo real, via internet, de abertura e fechamento das empresas no país. O anúncio foi feito durante a posse da nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio ? DF), em Brasília.

De acordo com o ministro, o novo sistema que deverá ser implementado, ainda neste mês de setembro, é uma parceria do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da SMPE e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e vai medir os dados de abertura e fechamento de empresas em todo o País. ?Com o Empresômetro, acompanharemos o número de empresas que vão nascer no Brasil daqui para frente?, declarou Afif.

Além disso, o ministro destacou que um dos maiores problemas do Brasil é a burocracia, e lembrou que a aprovação da Lei 147/14 é o começo de um processo gradativo de simplificação. ?A má burocracia atrapalha a vida do país. E estamos começando a mudar esse cenário pela legislação que rege a vida das micro e pequenas empresas. Investimos na criação de um cadastro único onde o CNPJ é o número de registro para todas as instâncias. Amanhã, o ideal, é que esse atinja também as pessoas físicas do País?.

Outro ponto importante citado pelo ministro em seu discurso foi o crescimento do Micro Empreendedor Individual (MEI), que atingiu a marca de 4,2 milhões de pessoas cadastradas. ?Conseguimos tirar da informalidade um número de pessoas maior do que a população do Uruguai. E a nossa meta é trazer para a formalidade, mais de um milhão de pessoas por ano. Estamos fazendo uma revolução?, enfatizou Guilherme Afif.

Fonte: Secretaria da Micro e Pequena Empresa

Data: 08/09/2014 às 02h21