A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), Angela Andrade Dantas Mendonça, juntamente com a conselheira e vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Luciana Matos, e a coordenadora do Programa Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Salete Leite, estiveram na manhã do dia 29, na sede do Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE) para firmar um Termo de Cooperação Técnica que prevê a implementação de ações conjuntas de orientação e informação sobre as práticas contábeis, principalmente no que tange ao Terceiro Setor.
O documento, assinado pelo Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel Moreira e por Angela Dantas, assegura também a elaboração de cartilha e a promoção de treinamento relativo à prestação de contas de entidades do segmento do Terceiro Setor.
Para a presidente do CRC/SE, a entidade sempre estará à disposição do MP. ?Pensamos no benefício da sociedade. Quero que os nossos netos estejam inseridos em uma sociedade mais limpa e organizada?, declarou Angela Dantas. Ela declarou ainda sentir-se honrada por o Termo de Cooperação ter sido firmado durante a gestão dela, mas ponderou que o trabalho, que culminou na parceria entre o CRC/SE e o MP/SE vem sendo desenvolvido há muito tempo.
De acordo com a promotora de Justiça do Terceiro Setor, Ana Paula Machado Costa, a assinatura do Termo foi um sonho realizado e um avanço para a sociedade sergipana. Ela enfatizou a parceria entre o CRC/SE e o MP no Projeto ?ONG Transparente?. A promotora de Justiça lembrou ainda de trabalhos realizados junto com o Regional que renderam frutos preciosos, como o ?Fórum do 3º Setor?, que ocorreu no mês de abril no auditório do Ministério Público, bem como o ?Curso de Prestação de Contas? realizado nos dias 7 e 8 de maio, também na sede do Órgão Ministerial.
A conselheira Luciana Matos, que constantemente tem desenvolvido cursos para o aprimoramento da classe contábil em Sergipe, frisou que todo esse processo resulta em ganhos para a sociedade. Salete Leite ressaltou que a assinatura do Termo de Cooperação é a concretização deum sonho que adquiri cada vez mais força. ?O Voluntariado e o MP exercem um trabalho similar, que busca unicamente o benefício da sociedade. Fico muito orgulhosa por participar desse momento?, afirmou.
Durante o ato de assinatura, Dr. Orlando Rochadel lembrou que ?as divergências na prestação de contas de algumas entidades nem sempre estão ligadas à má-fé, mas ao desconhecimento técnico. O principal objetivo dessa parceria é a transmissão do conhecimento na área contábil?. Ainda segundo ele, além de fiscalizar, o MP deve atuar como parceiro em prol da transparência e confiabilidade dessas entidades sociais.
Na prática
De acordo com o Termo de Cooperação firmado entre as entidades, caberá ao CRC realizar cursos e treinar os integrantes do Terceiro Setor para uma correta e efetiva prestação de contas de Organizações Não-Governamentais. Além disso, serão produzidas cartilhas contendo orientações de como elaborar a prestação de contas. Ao MP, caberá divulgar o projeto junto aos Promotores de Justiça, à mídia e outros parceiros, colaborar com material publicitário e organizar eventos de divulgação.
Envolvidos
Participaram também da cerimônia de assinatura do termo de Cooperação Dra. Ana Christina Brandi, procuradora de Justiça e Coordenadora Geral do MP; Dra. Maria Creuza de Brito Figueiredo, procuradora de Justiça; Dr. José Rony da Silva Almeida, promotor de Justiça; Dr. Manoel Cabral Machado Neto, Secretário Geral; e Dr. Eduardo Barreto d?Ávila Fontes, Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete da PGJ e o Assessor da Coordenadoria Geral, o Promotor de Justiça.
- Com informações da Ascom MP/SE