Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs passa por revisão

O Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs, instrumento de uniformização e padronização dos procedimentos orçamentário, financeiro e contábil dos Conselhos de Contabilidade, está em processo de revisão e atualização. Esse trabalho está sendo executado por uma comissão instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade, que conta com representantes de Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), sob a coordenação da vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana.

No dia 16 de julho, os membros da comissão se reuniram no CFC. ?Discutimos uma pauta extensa, que abordou desde a atualização de itens até a inclusão de capítulos na próxima edição do Manual?, afirma a coordenadora.

Segundo a vice-presidente, o Manual de Contabilidade é um importante instrumento de orientação para os CRCs. ?O Manual serve de referência, inclusive, para a contabilidade de outros conselhos de profissões regulamentadas?, acrescenta.

Elaborada pelo CFC em 2009, a última edição do Manual já incorporou as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP). ?Agora, estamos promovendo uma ampla revisão no conteúdo, tendo em vista as alterações promovidas nas normas contábeis do setor público em razão do processo de convergência ao padrão internacional?, explica a coordenadora.

A comissão irá realizar mais três reuniões até o fim de 2014, quando deverá estar concluída a atualização do conteúdo.

Além de Lucilene Florêncio Viana, fazem parte da comissão: João Altair Caetano dos Santos (Rondônia), conselheiro do CFC; Michele Patrícia Roncalio, conselheira do CRC de Santa Catarina; e contadores Cesar Roberto Buzzin (CFC), Lucas da Silva Bernardino (CFC), Franciele Carini (CFC), Ana Luiza Farias do Valle (CFC), Dirceu Martins Batista Júnior (CFC), Vera Lúcia dos Santos (CFC), Jaqueline Rodrigues Portela Elmiro (CFC), Avenir Régis Nunes de Souza (CRCRS), Wilson Roberto Pedro (CRCSP) e Mauro Benedito Primeiro (CRCMG).

Data: 24/07/2014 às 01h54