Conselho de Contabilidade está de olho nas contas eleitorais

Por Gilmara Moura - Ascom CRC/SE

Candidatos, representantes de partidos políticos, advogados, profissionais da contabilidade e administradores financeiros. Todos têm, ou pelo menos devem ter, um foco em comum nesse período que antecede as eleições de outubro: as contas das campanhas. Diante da importância disso, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Sergipe, e com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), realizará no dia 17 de julho de 2014, no auditório do TER, o Seminário de Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais.

O evento tem o objetivo de orientar e treinar os profissionais que trabalharão no pleito eleitoral deste ano durante as campanhas para Presidente da República, senadores, governadores e deputados federais e estaduais, sobre a correta prestação de contas de campanha junto à Justiça Eleitoral, bem como as novas regras do Tribunal Superior Eleitoral sobre o assunto.

O Seminário será ministrado pelo técnico em Contabilidade e conselheiro do CRC/SE, Elson Amorim Simões. Desde 2005, ele atua na  área da contabilidade dos partidos políticos e prestação de contas eleitorais. Nesse primeiro momento abordaremos os temas relativos aos prazos que já estão correndo a partir desse mês de julho, explicou Elson. Ainda de acordo ele, o Seminário será alicerçado na Resolução 23.406 que rege as Eleições 2014 no que tange às contas eleitorais.

?A novidade é que, a partir desse pleito, as contas eleitorais somente poderão ser elaboradas por profissionais da Contabilidade e deverão também ter a assinatura dos advogados?, detalha Elson. Dentro da programação do Seminário, que terá início às 8h, haverá um curso de capacitação para todos os profissionais envolvidos nos procedimentos de elaboração de contas.

Segundo Angela Andrade Dantas Mendonça, presidente do CRC/SE, diante do interesse do público pelo evento, é bem provável que no mês de setembro seja realizado o II Seminário. Poderemos formatar outro porque nessa época as eleições estarão mais quentes, informou. As inscrições poderão ser feitas pelo www.crcse.org.br. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Data: 15/07/2014 às 04h53