CFC e Fenacon estreitam relações institucionais
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, recebeu, na sexta-feira, 6 de junho, a visita do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mario Elmir Berti e do ex-presidente da entidade, Valdir Pietrobon. A visita teve como objetivo estreitar as relações institucionais entre o Conselho e a Federação.
Durante a reunião, o presidente Martonio manifestou interesse do CFC em fazer parceria com a Unifenacon para atender às muitas demandas de atualização dos profissionais da contabilidade. O presidente Berti anunciou que a data da próxima Conescap (congresso que reúne empresas do setor de serviços de todo o País), que seria realizada em 2016, foi antecipada para novembro de 2015, em Pernambuco.
Em abril, a Fenacon lançou a segunda edição da agenda política e legislativa da entidade com a apresentação de 72 pontos de interesse do setor. Muitos dos quais, analisa o presidente Berti, são também de interesse da classe contábil. ?Acabei de assumir o mandato (Berti foi eleito no final do ano passado para o mandato 2014/2018), assim como o presidente Martônio (eleito para 2014/2017). Nossa gestão é nova e, certamente, compartilhamos de alguns interesses comum em favor do setor de serviços e da classe contábil?, afirmou. Berti destaca o pedido de maior atenção à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e uma reforma tributária que atenda aos interesses da sociedade.
O presidente José Martonio e os vice-presidentes de Administração, Luiz Henrique de Souza, e de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Zulmir Ivanio Breda, também aproveitaram a reunião para entregar o livro ?Eleições 2014: Partidas Dobradas, Contabilidade Necessária?, lançado neste mês e editado e publicado em parceria do CFC com o Conselho Federal da OAB. O manual tem tiragem de 10 mil exemplares e apresenta orientações e procedimentos para prestação de contas de candidatos, partidos e coligações.
O Sistema Fenacon representa atualmente mais 80 mil empresas dos diversos segmentos do setor de serviços. Já o CFC, órgão máximo que rege a classe contábil, representa cerca de 500 mil profissionais de contabilidade no País. ​

Fonte: RP1 Comunicação

Data: 10/06/2014 às 02h31