Presidentes do Sistema se reúnem no CFC
Os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) se reuniram, na quarta (4) e quinta-feira (5), com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, e com os vice-presidentes do CFC. Durante os dois dias, uma extensa pauta foi discutida e houve a realização de alguns eventos.
No dia 4, os presidentes do Sistema receberam a visita do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos. Durante o encontro institucional, no Plenário do CFC, Afif proferiu uma palestra sobre os desafios e avanços propostos no projeto de lei do Supersimples, que altera o regime de tributação das micro e pequenas empresas e universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional.
Já no dia 5, os presidentes puderam participar, no auditório do CFC, da última edição do projeto Bate-Bola Contábil, que tem como objetivo incentivar a correta prestação de contas de clubes de futebol. Idealizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), em parceria com o Ministério do Esporte e com o apoio do CFC e outras entidades, o Projeto passou por 10 das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo.
Em relação aos temas enfocados durante a reunião de presidentes, houve discussões a respeito dos relatórios de gestão dos CRCs, seus objetivos estratégicos, demonstrações contábeis e outros itens.
O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, apresentou aos presidentes as logomarcas que irão compor a nova identidade visual dos Conselhos de Contabilidade. Os gestores dos Regionais mostram-se, de forma unânime, favoráveis à alteração das logomarcas.
Também foi abordado lançamento do livro ?Partidas Dobradas ? Eleições 2014 ? Contabilidade Necessária?, editado em parceria pelos Conselhos Federais de Contabilidade e da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). Martonio Coelho informou que será realizado um treinamento, em julho, em Brasília, para formar multiplicadores para orientar os profissionais da contabilidade sobre a prestação de contas das eleições deste ano. Esse treinamento deverá ser realizado também em alguns Estados.
Outro ponto importante da reunião foi a apresentação dos novos membros da Comissão Jovens Lideranças Contábeis aos presidentes dos CRCs. Coordenada pelo conselheiro do CFC contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho (coordenador), a Comissão é composta pela presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis, estudante Tainar Ferreira; pela representante da Região Centro-Oeste, contadora Patrícia Castro; pela representante da Região Nordeste, estudante Jessica Oliveira; pela representante da Região Norte, estudante Lorena Alethia; pelo representante da Região Sudeste, Ricardo Pocetti; pela representante da Região Sul, Pricilla Propp.
Outros temas abordados durante a reunião foi a elaboração de manual de redação para o Sistema CFC/CRCs, os prazos para solicitações de apoio ao CFC e os eventos internacionais da área que estão previstos para o segundo semestre.

Fonte: CFC - Por Maristela Giroto

Data: 09/06/2014 às 08h07