Sucesso de público, 15º ECMS coroa-se maior evento contábil em SE
Quinze anos é sempre uma data importante. E quando se completa com êxito, há ainda mais motivos para celebrar. Foi assim com a 15ª edição do Encontro dos Contabilistas dos Municípios de Sergipe (ECMS) realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) que, esse ano, escolheu o município de Canindé de São Francisco, localizado a 213 quilômetros de Aracaju, como cenário.
A escolha da cidade se deu mediante visão da presidente do Regional, Angela Andrade Dantas Mendonça, de interiorizar cada vez mais o conhecimento. ?Levaremos informação até os profissionais contábeis de toda parte de Sergipe?, justificou Angela. É claro que a beleza de Canindé contou bastante na escolha. ?Além de todo o conteúdo que foi ministrado no Encontro, os participantes puderam desfrutar de um final de semana muito agradável?, ressalta a presidente.
Distância da capital? Isso não foi problema. Ocorrido durante os dias 16 e 17 de maio, o ECMS contou com a presença de 130 participantes ávidos por conhecimento. Na opinião de Luciana Matos, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/SE, o que mais motivou a participação dos profissionais foi, sem dúvida, a qualidade das palestras. ?Tivemos temas importantes e muito atuais?, destacou.
Ainda segundo Luciana, o sucesso foi resultante de um amplo trabalho de divulgação feito pela equipe do CRC/SE que, inclusive, conseguiu um ônibus para levar os estudantes de Aracaju até Canindé gratuitamente. ?Cerca de 40% dos participantes eram estudantes?, acrescentou a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/SE. Para Luciana Matos, o sentimento é, sem dúvida, o de dever cumprido. ?Todas as expetativas foram superadas. O Encontro foi um sucesso em todos os sentidos. Isso reflete o nosso empenho no primeiro grande evento dessa gestão. Foi um desafio?, reconhece Luciana, enquanto celebra o sucesso.
Por outro lado
Se os organizadores ficaram felizes com o resultado do 15º ECMS, o que dizer os participantes? Com a palavra, um deles. ?Foi Ótimo. Quando me inscrevi, não esperei que fosse tudo aquilo. Me surpreendi. O que mais me chamou a atenção foram as palestras, principalmente a que tratou sobre ética profissional?, detalhou o contabilista Thalles Rodrigo Batista Santana, de 33 anos.

A técnica e estudante do sexto período de Ciências Contábeis, Ideilda Fernandes Vieira, classificou o ECMS como maravilhoso. ?Foi bem organizado. As palestras foram excelentes e o local foi ideal?, declarou. Outro fato que encantou o público foi o Arraial montado na primeira noite, para dar boas-vindas aos participantes. ?Foi um momento de muita alegria, percebida no rosto de cada um?, destacou Luciana Matos.
Nomeações
Antes do início das palestras do dia 16, foi nomeado, por maio das Portarias 13, 14 e 16/2014, representantes do CRC/SE nas cidades de Capela, Nossa Senhora da Glória e Canindé de São Francisco. Os profissionais nomeados foram o contador Anderson de Oliveira Santos, o técnico com Contabilidade Alberto Magno Santana e a contadora Janete Mar Gavin, respectivamente.

Ocooreu ainda a composição da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do CRC/SE, oficializada pela Portaria 15/2014. A Comissão conta com a coordenação de Luciana Matos e é composta por Rodrigo Dias Oliveira Rosa, Francinaldo Rodrigues Santos, Vinicius Vitório de Souza e Jamisson Nunes Santos.
Para aproveitar o momento que reunia uma grande representatividade da classe contábil sergipana, foi feita uma eleição para escolha do município que sediará a 16ª edição do ECMS. Concorreram as cidades de Tobias Barreto, Boquim e Neópolis. A primeira consagrou-se como próxima sede com 49 votos.
O 15º Encontro dos Contabilistas dos Municípios de Sergipe foi prestigiado por inúmeros conselheiros do CRC/SE. Dentre eles, Alexsandro Mota, Ana Lúcia Sales, Edson Souza, Gilvânia Nascimento, Ionas Mariano, Manoel Artur Moreira, Robespierre Arcieri e Mônica de Jesus.

Mesa de Trabalhos
Além da presidente do CRC/SE, Angela Andrade Dantas Mendonça, compuseram a mesa de trabalhos, Luciana Matos dos Santos Figueiredo Barreto, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/SE; Vanderson Melo, vice-presidente Administrativo;  José Arnaldo Rodrigues,  presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sergipe (Sindcont/SE).

Além deles, Maryvan Mendonça Silveira, diretora do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (Sescap/SE); Roberto Messias Andrade, conselheiro do CRC/BA que, na ocasião, representou os Conselhos de Contabilidade do Nordeste; e Damiana Alves Barbosa, assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco/SE.

Data: 19/05/2014 às 04h10