CRC entrega mais de 150 registros a novos contabilistas

A felicidade estava estampada no rosto dos 163 novos contabilistas que receberam seu registro profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, na noite de ontem, quarta-feira, dia 10, no auditório da Faculdade Amadeus - Fama.

“Esse é o maior número já entregue em uma solenidade. Vivenciar esse dia na presidência do Conselho é um momento marcante, sublime”, comemorou Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CRC/SE. Ainda segundo Aécio, que estava tão feliz por entregar as carteiras do registro quanto quem as estava recebendo, esse grande número talvez se deva a exigência do Exame de Suficiência.

“O exame vai fazer uma peneira, um filtro, para que no futuro haja uma classe mais qualificada. Assim buscaremos cada vez mais o reconhecimento da sociedade”, Aécio Júnior. O presidente citou ainda que a importância do evento de entrega de registros se dá porque registrar profissionais é uma das missões do Conselho, além da tarefa de fiscalizar o mercado.

Jorge Luiz dos Santos, vice-presidente de Fiscalização do CRC/SE que, pelo seu dinamismo, no evento fez as vezes de cerimonialista, fez questão de frisar que a missão do CRC é fiscalizar e punir apenas aqueles profissionais que não dignificam a classe contábil. Daí a necessidade de se filtrar os profissionais.

Já o contador Moacir Silva Mota, vice-presidente de Registro do CRC/SE, também atribuiu o grande número de novos contabilistas recebendo o registro profissional na noite de ontem à exigência do Exame. “Ele é apenas uma maneira de integrar a classe contábil e mostrar que estamos em ascensão”, lembrou Moacir.

OFICIAL
Mas nada se compara a alegria de quem, a partir daquele momento, poderia ser reconhecido no mercado de trabalho como um contabilista ‘oficial’. “Lutei muito para chegar aqui. E, sem dúvida, amanhã vou me sentir mais contabilista do que hoje, porque terei o meu registro”, declarou Viviane Santos Almeida, de 29 anos.

Para Viviane, a noite desta quarta-feira poderia ser comparada ao dia da colação de grau. “A carteira é um novo diploma, só que com mais responsabilidade”, acrescentou, com um sorriso de orelha a orelha. Iris Monteiro Souza, 27, lembra outro fator importante que o recebimento da carteira de contabilista agrega. “Com o registro, vamos poder participar dos concursos que estão surgindo”, disse.

Na opinião de Daniele de Araújo Fontes, 25, contadora há um ano e meio, o evento também tem um significado especial. “A partir de agora já poderei assinar e responder pela minha atividade”, pontuou.

HOMENAGEM
Diferentemente de uma colação de grau, no dia da entrega do Registro profissional, não são os ‘formandos’ que escolhem o paraninfo da turma. Mas como a ocasião merece e o CRC/SE escolhe um ‘padrinho’. Desta vez, o homenageado não poderia ser outro a não ser Lauro Vasconcelos, presidente da Junta Comercial de Sergipe – Jucese.

“É uma forma de reconhecermos o grande parceiro que Lauro tem sido dos contabilistas. A forma como ele trata as coisas foi que o fez ser escolhido por unanimidade. O CRC vive um grande momento com a Junta Comercial”, justificou Aécio Júnior.

Para Lauro Vasconcelos a indicação do seu nome é um reflexo do trabalho que a Jucese desenvolve para melhorar as atividades dos contadores. “Me sinto honrado com a escolha”, frisou.

O EVENTO
Com o auditório da Fama lotado, a solenidade teve início às 20h e contou com a presença de conselheiros e contabilistas do CRC/SE, além da participação de Lauro Vasconcelos, da Jucese, esteve presente Maria Salete Barreto Leite, contadora e vice-presidente Administrativa do CRC/SE, Moacir Silva Mota e Washington Pinto, contador e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Fama que, juntamente com Aécio Júnior, compuseram a mesa de trabalhos.

Na abertura, foi apresentado um vídeo institucional mostrando a origem da contabilidade, nos tempos mais remotos, passando pelo Decreto-Lei 9.295 de regência da profissão, até os dias de hoje, com a Lei 12.249/10,  sobre a regulamentação  da profissão contábil e que promoveu várias mudanças para a categoria contábil no Brasil. Logo em seguida, iniciou-se a entrega dos registros.

Data: 10/11/2010 às 08h24