A comissão mista que analisa a isenção dos importadores de álcool do pagamento de PIS/Pasep-importação e Cofins-importação até 2016, prevista na Medida Provisória 634/13, se reúne nesta terça-feira (13) para votar o relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE),apresentado na semana passada. O relator incluiu a atualização de 4,5% da tabela de base de cálculo do Imposto de Renda (IR) no texto.
O reajuste do IR, previsto em outra Medida Provisória (644/14), foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff em seu pronunciamento em comemoração pelo Dia do Trabalhador (1º de maio).
Segundo o relator, a sugestão de incorporar a atualização do Imposto de Renda foi do Ministério da Fazenda. Com o início do calendário eleitoral ? as convenções partidárias para definição das candidaturas e coligações vão de 10 a 30 de junho ?, o Executivo teme que a MP 644/14 possa não ser analisada a tempo no Congresso. ?Você imagina se chega aqui e não aprova essa medida. Como é que fica??, ressaltou o senador.
A correção está de acordo com a meta inflacionária estabelecida pelo governo, mas abaixo da projeção de 6,5% para este ano feita pelo mercado financeiro e divulgada pelo Banco Central. Com a correção, o limite de renda mensal bruta isenta do imposto passou de R$ 1.787,77 para R$ 1.868,22. As outras quatro faixas foram atualizadas da mesma forma.
A reunião da comissão mista será realizada às 10 horas, na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Íntegra da proposta: MPV-634/2013 MPV-644/2014
Fonte: Agência Câmara das Notícias