Os membros da Comissão Permanente de Transparência (CPT) ? constituída pela Portaria CFC nº 118/14 ? realizam a primeira reunião neste dia 24 de abril, na sede do CFC, em Brasília-DF. A Comissão tem por finalidade acompanhar, assessorar e coordenar a aplicação da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/11) no âmbito do Sistema CFC/CRCs.
?A partir da publicação da Resolução nº 1.439, de 19 de abril de 2013, o CFC passou a regular o acesso a informações previsto na Lei, de forma unificada, para todos os Conselhos de Contabilidade?, informa o coordenador-adjunto da Câmara de Assuntos Administrativos do CFC, conselheiro Sérgio Faraco.
Coordenador da Comissão Permanente de Transparência, Faraco afirma que iniciativas que visam à transparência das informações já são realizadas pelos Conselhos Federal e Regionais (CRCs), mas agora, com a constituição da Comissão, haverá organização conjunta e será dada maior visibilidade às ações.
Faraco recorda que, desde 2011, o CRC de Santa Catarina possui um portal de acesso a informações. ?Queremos aproveitar as iniciativas bem-sucedidas, como a do CRCSC, para os demais Conselhos Regionais?, cita o coordenador da CPT.
?Independentemente da Lei, é essencial à classe contábil e à sociedade a transparência e o acesso a informações sobre os atos de gestão praticados pelo Sistema CFC/CRCs?, acrescenta o conselheiro.
Membros
A Comissão é composta pelo conselheiro e coordenador-adjunto da Câmara de Assuntos Administrativos do CFC, Sérgio Faraco; pela vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana; pela vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Michelle Patrícia Roncalio; pela vice-presidente da Associação Catarinense de Contabilidade, Gilda Nessler; e pelos funcionários dos CFC Eunice Rosa de Melo, Fabrícia Gonçalves de Andrade, João Dantas de Almeida Júnior, Ângela Maria Fazion Pereira e Janaína de Araújo Bezerra.
Fonte: CFC