CRC/SE realiza I Fórum das Entidades do Terceiro Setor

Por Gilmara Moura - Ascom CRC/SE

Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. De um modo mais simplificado, trata-se do conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativas. O que não significa que as entidades que possuem essa característica estão isentas de prestarem conta do capital movimentado. Diante da responsabilidade que isso acarreta, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) realizou em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/SE) o I Fórum das Entidades do Terceiro Setor.

O evento, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8 de abril, no auditório Padre Melo da Universidade Tiiradentes (Unit) foi voltado para todas as organizações que fazem parte do Terceiro Setor: Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades filantrópicas, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), organizações sem fins lucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos. E teve como tema ?Demostrações Contábeis para o Terceiro Setor?.
Para discorrer sobre o assunto, a presidente do CRC/SE, Angela Andrade Dantas Mendonça, convidou o contador Marcelo Roberto Monello, que é coordenador do Programa Nacional do Voluntariado da Classe Contábil. ?Ele é uma das pessoas mais capacitadas em todo o País?, justificou Angela.

Para Manollo, levar essa discussão da prestação de contas e das demonstrações contábeis é fundamental. Essa discussão aprimora cada vez mais as formas de trabalho e, consequentemente, a os serviços do terceiro setor ofertados para a sociedade, ressaltou.

A preocupação do CRC/SE e do MPE se dá porque o controle social tem por requisito a transparência da administração pública e dos atos da gestão da entidade do terceiro setor, além do acesso à informação em linguagem devidamente clara. Esse, inclusive, é um dos principais focos de trabalho do Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor, coordenado pela promotora de Justiça Ana Paula Machado, que, juntamente com Angela, desenvolveu todo o Fórum.

Na ocasião, foi firmada uma parceria entre o CRC/SE e o MPE/SE, através do Programa ONG Transparente e do Programa Voluntariado da Contábil. ?É um dever de todos os profissionais prestarem algum tipo de serviço que beneficie a sociedade como um todo?, afirmou Angela Dantas.

Mesa de Trabalhos
Compuseram a mesa de trabalhos, a presidente do CRC/SE, Angela Dantas; o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior; a promotora de Justiça Ana Paula Machado; o contador e empresário, Marcelo Roberto Monello; a presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis, Maria Salete Barreto Leite e a auditora fiscal da Receita Federal, Tânia Simone Ulisses.

Data: 09/04/2014 às 03h33