CRC/SE participa de apresentação do Sistema Agiliza da Jucese
Burocracia durante o processo de abertura de empresa é coisa do passado. É o que promete o Sistema Agiliza Sergipe, que faz parte da Rede Sim e foi apresentado pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) à classe contábil na manhã de sexta-feira, dia 28, durante o II Workshop Empresarial.

O evento, que aconteceu no auditório do Sebrae, contou com a participação de várias entidades de classe. Na ocasião, o vice-presidente Administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), Vanderson Melo, representou o órgão máximo da Contabilidade no Estado. Além dele, a presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), Maria Salete Barreto Leite; o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Sergipe, Arnaldo Rodrigues; e Gleide Selma, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis.

De acordo com George da Trindade Góes, presidente da Jucese, o sistema veio para facilitar o desenvolvimento do trabalho dos contabilistas. Sem dúvida, vai agilizar o registro empresarial no Estado de Sergipe, afirmou George.

Para o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos, a implantação do Agiliza é um sonho realizado. Trata-se de um instrumento que vai facilitar o trabalho dos contabilistas e dos que querem empreender. Além disso, trará mais fomento em função da diminuição da burocracia, acrescentou Lauro.

Ainda durante a apresentação oficial do sistema, que já começa a operar a partir do dia 31 de março, Altamirando Dória, que representou a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), pediu que todos tentem se empenhar para entender o Sistema Agiliza que, em pouquíssimo tempo, já estarão dominando-o. O olhar novo sempre traz dúvidas e ansiedade, mas tenham um olhar benevolente para o sistema porque ele só vem agregar e facilitar, Altamirando.

O SISTEMA
Durante cerca de 30 minutos, Marcel Maués, coordenador de Integração do Departamento de Registro Empresarial e Integração do Governo Federal (Drei) explicou detalhadamente como funciona o Sistema Agiliza Sergipe que chega no Estado por meio de uma parceria da Junta Comercial de Minas Gerais, de Sergipe, do Drei e do Sebrae.

É um avanço para as atividades contábeis. Vamos colaborar com o que for preciso, afirmou Vanderson Melo. E seguida, após um breve intervalo, Marcelo Maués, George Góes e Altamirando Dória tiraram dúvidas dos profissionais presentes.

Data: 31/03/2014 às 10h08