A expectativa da Serasa para o PIB veio abaixo da divulgada pelo Banco Central. Na última semana, o BC divulgou o IBC-Br, que busca ser uma espécie de prévia do indicador, que indicou expansão de 1,26% em janeiro frente ao mês anterior
Setores
O indicador mostra que a maior alta na comparação com dezembro veio da indústria, que se recuperou e cresceu 2,5%, após dois meses de contração. O setor de serviços teve alta de 0,6%, enquanto a agropecuária cresceu 0,2%.
?O verão desse ano mais quente e mais seco do que o normal, impulsionando o consumo e produção de determinados bens (energia elétrica, bebidas, ventiladores, condicionadores de ar, etc.) e o processo de recomposição de estoques após as vendas de final de ano impulsionaram a atividade econômica em janeiro/14?, afirma a Serasa em nota.
Pelo lado da demanda, o indicador aponta que os investimentos (formação bruta de capital fixo) voltaram a crescer, com alta de 2%. O consumo das famílias registrou alta de 0,4%, enquanto os gastos do governo se expandiram em 1,8%.
Fonte: G1