CRC/ SE realiza X Fórum da Mulher Contabilista

No último sábado, 15, a Biblioteca Pública Epifânio Dória ficou mais feminina, mais cor de rosa. Isso porque lá foi o cenário da realização da 10ª edição do Fórum Sergipano da Mulher Contabilista, realizado pelo Projeto Mulher Contabilista, por meio do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE).

Este ano, o evento teve como palestrantes a psicanalista Deborah Pimentel, que falou sobre ética feminina, e a cerimonialista Daisy Monte, que dividiu os conhecimentos na área de boas maneiras e etiqueta. Segundo Maria Salete Barreto Leite, coordenadora do Projeto Mulher Contabilista, a escolha dessas profissionais se deu graças à diversidade dos temas que elas tratam. São assuntos distintos, mas que interessam a todas as mulheres, afirmou.

Angela Andrade Dantas Mendonça, presidente do CRC/SE, lembrou que o Fórum da Mulher faz parte do leque de eventos do Conselho, onde a responsabilidade social está em destaque. Quero ressaltar aqui que estamos os empenhando para crescer significativamente com o Projeto Voluntariado da Classe Contábil. Ser voluntário é servir à sociedade na área que amamos?, destacou Angela.

PALESTRAS
Durante a primeira explanação, Deborah Pimentel fez uma rica introdução sobre as conquistas femininas no mundo até chegar ao ponto chave da palestra introdutória: ética. Ela citou, inclusive, resultados de pesquisas que comprovam que as mulheres são mais éticas do que os homens, apesar de, no entanto, eles terem mais corporativismo.

Deborah definiu os termos Ética e Moral. Este último tem a ver com os costumes de uma sociedade. Enquanto uma atitude ética será a mesma em qualquer parte do mundo. Ainda dentro dos conceitos pautados, a psicanalista Deborah Pimentel falou sobre alteridade. Ninguém consegue mudar o outro. Devemos respeitar o outro como ser humano, explicou Deborah, exemplificando conceitos de Ética.

A psicanalista falou ainda sobre Ética Profissional e Estética. Não adianta ser belo por fora, se o sujeito não tiver ética por dentro, pontou Deborah Pimentel, que é mestre e PHD em Ciências da Saúde. Por fim, ela abriu um leque de possibilidades dos anseios da mulher.

Prosseguindo com as palestras do X Fórum da Mulher Contabilista, a administradora Daisy Monte  introduziu sua ministrarão com a frase não existe sociedade sem hierarquia e civilização sem cerimonial. E foi disso que ela tratou. O comprometimento é o melhor desempenho da humanidade. Nossa imagem conta muito no processo para atingirmos as nossas metas e os nossos desejos, afirmou. O tema da palestra de Daisy foi etiqueta corporativa.

Daisy disse ainda que é o comportamento é o que diferencia quem sabe de quem não sabe. ?Não é a hierarquia que faz isso, afirmou. Nesse contexto, a cerimonialista, que atua na área há 20 anos, traçou a importância da imagem pessoal. O corpo é mídia, é o caminho da comunicação, afirmou Daisy Monte. Ela alertou ainda sobre a necessidade de se dosar o marketing pessoal.

DICAS
Daisy Monte deu instruções de como cumprimentar; Entrar/sair, sentar/levantar, porta e escada, receber/frequentar e se apresentar. Uma das coisas mais difíceis é apresentar alguém dentro da etiqueta corporativa, pontou. Daisy ensinou também como proceder com o telefone da empresa, em e-mails e nas redes sociais. A empresa é você, alertou ela.

Data: 18/03/2014 às 03h24