Angela Dantas dá palestra para administradores do Banese

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), Angela Andrade Dantas Mendonça, já começa a colher os frutos das parcerias que firmou em janeiro, durante o primeiro mês de mandato, quando visitou instituições financeiras do Estado.

Atendendo a um convite do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Angela participou, na manhã do último sábado, 22, do Encontro de Administradores do banco que ocorreu no auditório da agência situada na Avenida Augusto Maynard.

Na ocasião, a presidente do CRC/SE falou sobre Orientações de Demonstrativos Contábeis para cerca de 300 colaboradores do banco. Já no início da fala, Angela Dantas lembrou que essa foi uma bandeira de campanha por isso, tem muito o que agradecer ao Banese pela oportunidade.

Toda a explanação de Angela se baseou nas exigências legais dos Demonstrativos Financeiros. Um dos nossos maiores pleitos é com relação à Declaração de Faturamento exigida pelo banco. Essa declaração não deve ser um documento que dê amparo a nenhuma transação financeira da instituição, não tem nenhum respaldo legal para esse documento, alertou.

A presidente do CRC/SE lembrou que a Lei do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) é rigorosa para quem dá qualquer tipo de declaração sem respaldo legal. Pode até ser caracterizado como crime de lavagem de dinheiro, afirmou Angela. Ela falou ainda sobre obrigações das grandes, médias e pequenas empresas. Que todas devem estar dentro dos padrões IFRS, que é o padrão internacional. A transparência hoje em dia é muito maior, o que ajuda as instituições financeiras que vão analisar os créditos?, disse.

Para exemplificar documentos legais que podem e devem ser elaborados pelos contabilistas e que podem ser pedidos pelos bancos como instrumentos para análise financeira, Angela listou um conjunto de obrigações que grandes e médias empresas têm, dentre elas, a demonstração de resultados. Esse pode ser um excelente documento para ser feita análise de crédito, lembrou Angela.

Desde 2012, todas as empresas, independentemente do tamanho, estão obrigadas a fazer as normas explicativas. Nela, o contabilista informa o que aconteceu com a empresa no ano, se cresceu, se aumentou ou diminuiu a liquidez, o custo financeiro. Isso já é outro instrumento legal e que está respaldado na lei, acrescenta a presidente do CRC.

Para Marcos José dos Santos, contabilista e gerente da área de Contas do Banese, a palestra de Angela foi excelente. ?Conheço muita coisa que ela falou e só veio enriquecer?, declarou Marcos.

Data: 24/02/2014 às 10h39