Nova diretoria do CFC toma posse em Brasília

Após dez anos, desde a sua primeira gestão como presidente do CFC (2004-2005), o contador José Martonio Alves Coelho voltou a discursar no Memorial JK. ?Ao longo desses anos estou mais confiante e preparado para presidir, novamente, o CFC?, disse. Martonio Coelho enalteceu o trabalho realizado pelo seu antecessor, revelando que ?o presidente Juarez fortaleceu o CFC no campo internacional e, agora, na minha gestão, intensificarei as ações no plano interno, como, por exemplo, a aproximação do CFC no cenário político, com as Instituições de Ensino, entidades públicas e privadas, na busca da intensificação da valorização do profissional da Contabilidade?.

Líderes da Contabilidade nacional e internacional, parlamentares, presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade e representantes do terceiro setor participaram da solenidade de posse da nova Diretoria do Conselho Federal de Contabilidade (biênio 2014-2015), na noite desta quarta-feira (19), no memorial JK em Brasília (DF).

O ex-presidente do CFC e atual presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro (gestão 2010-2013), ao fazer uso da palavra, disse que ?foi uma honra ter presidido uma das mais importantes categorias do País?. Para Juarez, o sucesso da gestão se deve, também, pelo engajamento de pessoas comprometidas com a Contabilidade. ?O resultado desse trabalho foi pautado pelo respeito e a convivência harmoniosa entre os nossos pares?, ressaltou. O ex-presidente também relembrou importantes conquistas durante sua gestão, destaque para a aprovação do Decreto-Lei n.º 12.249/10, o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade (2012), o IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista (2013), e a campanha de valorização da classe contábil, Ano da Contabilidade no Brasil.

O representante das lideranças da Contabilidade internacional e presidente da Ordem dos Técnicos de Contas de Portugal, António Domingues Azevedo, ressaltou, no seu discurso, a importância do trabalho em parceria. ?A classe contábil é dinâmica, criativa e determinada e, como presidente de um organismo internacional, tenho no CFC um grande parceiro para grandes conquistas?, avisou Domingues. Já o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Berti, reafirmou a importância da parceria da entidade com o CFC. ?Podemos construir muitas coisas juntos e a Fenacon está à disposição do Conselho para a idealização e concretização de grandes projetos?, avisa Berti.

Para finalizar os discursos da noite, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, enalteceu o trabalho dos profissionais da Contabilidade, ressaltando que ?o Brasil vive uma nova fase. A concessões que estão ocorrendo só terão sucesso se os contadores estiverem presentes no processo de modernização do nosso País?.

Além dos já citados, a mesa de honra foi composta pelo senador José Pimentel; deputado federal Chico Lopes; prefeito de Manaus, Artur Virgilio; presidente da IFAC, Warren Allen; presidente da AIC, Gustavo Gil; presidente da CNPL, Carlos Alberto Schimidt Azevedo; presidente da Fenacon, Mário Eumir; presidente do Ibracon, Eduardo Pocetti; presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim; presidente da Profis, Marcelo Santos; senador Inácio Arruda; além dos dentores da Medalha João Lyra José Maria Martins Mendes e Eliseu Martins.

Fonte: CFC

Data: 20/02/2014 às 02h34