A declaração foi feita durante o Seminário de Planejamento Estratégico do CFC, que, até esta quarta-feira (19), reúne conselheiros e vice-presidentes, no teatro do Hotel Royal Tulip, em Brasília. O evento debate as principais metas e desafios dos 27 gestores dos Conselhos Regionais ? dos novos e dos reeleitos. Neste ano, tem inicio as novas gestões no CFC e nos Conselhos Regionais de Contabilidade, com mandato de dois anos.
Os participantes também receberam orientações sobre o SPER, o Sistema de Processo Eletrônico de Registro. Ferramenta eletrônica para tramitação e julgamento dos processos de Registro do Sistema CFC/CRCs, o SPER tem por finalidade agilizar e dar maior eficácia e segurança ao andamento dos processos. A utilização da ferramenta é obrigatória desde abril de 2013. Desde então, 46.014 processos foram tramitados por meio da plataforma online. ?Anteriormente, todo o processo era feito no papel?, lembra o vice-presidente.
O Sistema funciona da seguinte maneira: o contabilista interessado dá entrada na petição no Setor de Protocolo do CRC; o documento é protocolado e, no mesmo momento, é inserido no Sistema de Processo Eletrônico de Registro. Com o SPER, toda a tramitação dos processos será online, desde o encaminhamento ao Setor de Registro, passando pelo relato do Conselheiro Relator até a deliberação pela Câmara de Registro do CRC e a homologação pelo Plenário do Regional. Em caso de recurso, o processo será enviado, também por meio eletrônico, ao CFC.
A expectativa é que, ainda em 2014, todos os processos de registros sejam feitos por meio da ferramenta online.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade