De 1º de março a 30 de abril, milhões de brasileiros estarão obrigados a declarar o Imposto de Renda 2014. Apesar do prazo folgado, é melhor já ir se preparando para evitar atropelos de última hora. Há muito trabalho que pode ser feito para facilitar o preenchimento da declaração, evitar erros que podem levar à malha fina e encontrar o modelo que renderá o menor gasto ou a maior restituição.
A professora Tayane Fernanda conta com uma ajuda indispensável para declarar o IR. O marido é metódico em relação à declaração. ?Guardamos os documentos em pastas todos os anos. Na semana que sai o programa, ele atualiza e já prepara. No dia marcado para iniciar o envio da declaração, já está tudo pronto?, elogia.
Fazer a declaração com antecedência ajuda a antecipar a restituição e facilita a escolha da melhor forma de declarar para quem tem imposto a pagar. Segundo Tayane, o casal sempre recebe no primeiro lote disponibilizado pela Receita Federal.
O diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, confirma que o exemplo do casal deve ser seguido. ?Quanto mais preparado o contribuinte estiver, melhor, até porque os primeiros dias, por dois motivos, são os melhores para o envio da declaração: quem entrega o material com antecedência receberá sua restituição antes. Além disso, em caso de problemas, o contribuinte terá tempo para resolvê-los, evitando a necessidade de fazer declaração retificadora, após o prazo de entrega.
Ajuda dos universitários
Para os mais atrasados ou quem não tem muita facilidade com os números, a Faculdades Integradas Upis (www.upis.br) disponibiliza alunos do curso de contabilidade para ajudar no preenchimento do formulário e tirar dúvidas sobre o preenchimento dos dados. O serviço começa duas semanas antes do último dia para encaminhar a declaração do IR à Receita Federal.
Segundo o professor Caetano Marinho, chefe do Departamento de Contabilidade da faculdade, os estudantes atendem cerca de 30 pessoas por dia. ?Eles são treinados e supervisionados por professores especializados durante o atendimento?, explica. ?Também temos especialistas em direito empresarial para quem é sócio em algum estabelecimento?, completa.
Fonte: Jornal de Brasília