Seguindo uma agenda de visitas de cortesia, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) Ângela Andrade Dantas Mendonça, acompanhada dos conselheiros Rogério Teles e Ionas Santos Mariano, visitou na tarde de terça-feira, dia 28, o diretor Financeiro do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Hércules Silva Daltro, que é economista e contabilista.
Na pauta, temas como a Declaração de Faturamento, o dinamismo da profissão, dos sistemas que atendem a área e a quantidade de profissionais da contabilidade que compõem o quadro de 1.140 colaboradores do Banese.
Sobre a Declaração de Faturamento, Ângela Dantas foi enfática. Como vamos dar uma declaração de algo que a gente não tem? Que não consta nos dados contábeis. Minha recomendação é que se dê o que se tem no livro contábil. Mas muitos colegas já perderam clientes por causa de gerentes que insistem que constem dados financeiros que não condizem com a realidade. Essa é uma reclamação de toda a classe, questiona Ângela. Isso é ilegal, continua a presidente do CRC/SE.
Hércules Silva, se comprometeu em voltar a conversar com a responsável pelo cadastro. A cada dois meses tenho reunião com os gerentes. Vou convidar vocês para participar. O cliente fica pensando que nós, contadores, estamos dificultando o andamento dos negócios deles, acrescentou Ionas Santos Mariano. Chega a ser uma situação conflitante, incomoda. A diretoria do Banese não sabe que as vezes querem que atestemos uma situação que não condiz com a realidade, alega Rogério Teles.