Comitiva do CRC/SE visita TJ

Por Gilmara Moura - Ascom CRC/SE

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Cláudio Dinart Déda Chagas e a juíza auxiliar da presidência, Elbe Carvalho, receberam, na manhã dessa terça-feira, dia 21, a comitiva do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), composta pela presidente Ângela Andrade Dantas Mendonça, pelo vice-Administrativo, Vanderson Melo e o vice-presidente de Controle Interno, Marcus Alcântara.

A reunião, que faz parte da série de visitas de cortesia que a presidente do CRC/SE tem realizado, serviu para estreitar os laços das entidades e apresentar anseios e demandas da classe contábil. ?É uma honra recebê-los?, frisou o desembargador Cláudio Déda.

Na pauta, a importância da Contabilidade no setor público e os avanços na área. Ângela lembrou o Sped e falou sobre a implantação do eSocial e as adequações que a contabilidade teve que passar desde o ano de 2009, quando teve que se alinhar às normas internacionais. ?Foi um momento complexo. Por isso o Conselho Federal e os Regionais estão sempre promovendo cursos?, analisou Ângela.

Segundo a presidente do CRC/SE alertou o TJ/SE sobre essas mudanças de paradigmas contábeis que o eSocial trará, principalmente com relação a folha de pagamento. Será um grande avanço para o trabalhador, para o empregador e para a justiça. O Tribunal passará a utilizá-lo a partir de janeiro de 2015?, informou Ângela Dantas.

A presidente do CRC/SE falou também sobre capacitação, que faz parte da meta de promover uma educação continuada cada vez mais forte. . A tendência é se qualificar mais. A evolução tecnológica está acontecendo em todas as áreas?, acrescentou o desembargador Cláudio Déda. Nesse contexto, Ângela Dantas pontuou a atuação dos peritos contábeis.

Precatório
Por solicitação do presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Cláudio Dinart Déda Chagas, a equipe do CRC/SE foram visitar o setor Precatórios do órgão e conhecer os contadores que desempenham funções lá. Ângela, Vanderson Melo e Marcus Alcântara foram recebidos por Magda Ferreira Lima, chefe do setor, e pelo juiz auxiliar do departamento Precatório, José Pereira Neto.

Prontamente, a presidente do CRC/SE lembrou das atividades voluntárias desenvolvidas pelo Regional, inclusive com o Ministério Público no que se refere ao apoio à análise das contas do Terceiro Setor, se colocou à disposição para qualquer necessidade do TJ. ?E a gente precisa mesmo de auxiliares do poder judiciário como vocês. Tem matérias que não conhecemos e não temos a obrigação de conhecer. Por isso, precisamos de peritos como vocês?, agradeceu o desembargador Cláudio Déda. Vamos estreitar a relação, completou Magda Ferreira Lima. Ficou acordado que outro encontro será marcado. Dessa vez para falar apenas de temas técnicos.

Data: 21/01/2014 às 12h02