Presidente do CRC/SE visita Jucese

A Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) foi a terceira entidade que recebeu a visita da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), Ângela Andrade Dantas Mendonça. Na ocasião, a gestora do Conselho foi recebida pelo atual presidente da Jucese, George da Trindade Góis.

Além deles, os conselheiros Elson Amorim Simões e Ana Lúcia Sales dos Santos e o contador Geraldo Alcântara, representante do CRC na Jucese, estavam presentes na reunião que aconteceu nesta segunda, dia 20, e tratou sobre assuntos de interesse da classe contábil em Sergipe, como a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Ângela Dantas questionou sobre o prazo de funcionamento, uma vez que o sistema proporcionará maior celeridade os trâmites contábeis. Será um ganho sinérgico para todos os processos e para todos nós, alegou a presidente do CRC/SE. Segundo George Góis, a fibra já está instalada e faltam apenas os ajustes tecnológicos. ?Acredito que no próximo trimestre faremos o lançamento, assegura o presidente da Junta Comercial.

Outro ponto tratado durante a reunião foi a reabertura da Sala do Contabilista que funciona na sede da Junta Comercial e serve para dar um suporte ao profissional da contabilidade. Para reativá-la, além da parte de equipamentos, será preciso a contratação, por parte do Conselho, de um estagiário. Ângela se comprometeu em providenciar a parte que cabe ao CRC para que a Sala volte a funcionar o quanto antes. ?É um serviço extremamente relevante?, acrescentou George.

Parceria
Como um dos principais propósitos de Ângela Dantas à frente do CRC/SE é promover enfaticamente a educação continuada, suas visitas de cortesia estão servindo, sobretudo, para firmar parcerias para que os órgão e entidades parceiras do CRC/SE somem-se nessa empreitada, participando como parceiras em cursos promovidos pelo Regional.

Portanto, assim como fez na Receita Federal e na Caixa Econômica, Ângela Dantas também convidou a Jucese para participar do Encontro dos Contabilistas dos Municípios de Sergipe que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio na cidade de Canindé de São Francisco. Convite prontamente aceito por George Góis.

O Encontro será uma excelente oportunidade para que a Jucese mostre seu desempenho fora da Capital, já que possui oito Escritórios Regionais espalhados pelas regiões administrativas do Estado. ?Eu entendo que o CRC é parceiro das entidades que defendem os interesses da classe. A nossa gestão será pautada na parceira com a Jucese, com Receita, com a prefeitura, com a Secretaria da Fazenda e com muitos outros órgãos porque, se assim não for, os anseios da classe não serão atendidos?, afirmou Ângela Dantas.

II Workshop Empresarial
Outro foco da reunião foi a melhoria no trâmite dos processos para ambas as partes. ?Da Junta, não temos queixas. É um órgão que vem evoluindo na prestação dos seus serviços?, garante Ângela.

Isso porque, de acordo com ela, até o tempo de análise, cerca de três dias, é satisfatório. ?É um tempo que não altera o ritmo de quaisquer empresas, independentemente do tipo de serviço solicitado, seja constituição ou alteração, por exemplo?, ressalta a presidente do CRC/SE.
Apesar disso, George da Trindade Gois, presidente da Jucese, admite que ainda há muito a ser feito. Dessa forma, propôs a realização da segunda edição do ?Workshop Empresarial ? Discutindo o Registro Mercantil?, evento que promove um debate com a classe contábil a fim de identificar os principais gargalos encontrados por ela.

?O objetivo é reduzir o número de processos em exigência?, destaca George. O evento é realizado pela Jucese em parceria com o CRC/SE, o Sescap e o Sindicont e está pré-agendado para o dia 18 de março. Um dos procedimentos que devem ser discutidos, e posteriormente adotados, é a unificação dos julgamentos dos processos.

Data: 20/01/2014 às 11h35