Representantes do CRC/SE visitam RFB em Sergipe

Por Gilmara Moura - Ascom CRC/SE

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), Ângela Andrade Dantas Mendonça, acompanhada dos conselheiros Ionas Santos Mariano e Evaneide Xavier Vieira, estiveram na manhã dessa quinta-feira, dia 16, reunidos com o delegado da Refeita Federal em Sergipe, Marlton Caldas. Também participaram André Passos e RogérioLuz, assessor e assistente do gabinete, respectivamente.

O encontro abre uma série de visitas de cortesia que Ângela Dantas fará aos gestores de diversos órgãos públicos e privados de Sergipe, no intuito de estreitar os laços e abrir portas para solução de demandas de interesse dos profissionais da Contabilidade.

Como uma das metas de Ângela é investir na educação continuada, na pauta da reunião da Receita Federal, os representantes do CRC/SE, solicitaram uma parceria para promoção de palestras para o profissional contábil a ser feita por auditores da Receita. Quando há um profissional daqui, a adesão é enorme, salientou a presidente do CRC/SE.

A solicitação foi prontamente aceita por Marlton Caldas que, inclusive, sugeriu que o primeiro tema a ser tratado seja Imposto de Renda. Estaremos sempre à disposição. O caminho é mesmo a educação. Poderemos começar logo depois do carnaval, porque acredito que esse ano a demanda será enorme, observou o delegado.

Ângela Dantas ressaltou que se encarregará da divulgação dessa parceria. Poderíamos fazer uma ponte com as universidades também, acrescentou a gestora do CRC. Na ocasião, Marlton lembra que o projeto de Educação Fiscal começa com crianças. A ideia é levar para as escolas, colocar em prática, afirmou o delegado.

Segundo Evaneide Xavier, é interessante que as palestras tenham temas que promovam o esclarecimento dos profissionais. Assim, a probabilidade de gerar problemas para a Receita será minimizada, afirmou. O Conselheiro Ionas Mariano disse que quem milita no escritório sabe a dificuldade do cliente que as vezes não entende os procedimentos. Essa parceria irá fortalecer e esclarecer pontos importantes. E quem ganha com isso é a Receita, pontuou.

Agendamentos
Outro assunto tratado durante o encontro foi a demora para agendamento de atendimentos. Marlton Caldas explicou que, às vezes, o problema se dá pela redução de pessoal. Temos um corpo reduzido. Esse problema ocorre em todo o Brasil, as pessoas se aposentam e não são substituídas, explicou o delegado.

Outros diversos temas foram abordados no encontro que durou aproximadamente duas horas. A presidente do CRC/SE, Ângela Dantas ficou muito satisfeita com o saldo da primeira visita. Fomos muito bem recebidos. Acredito que colheremos bons frutos para a nossa classe. A parceria com a Receita é fundamental, afirmou.

Data: 16/01/2014 às 02h57