A importância dos processos estruturados para o sucesso do negócio

?Um negócio, não importa o ramo e o tamanho, só tem sucesso ao criar e estruturar processos para que tudo funcione da melhor maneira possível?. As palavras são de Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural, durante a abertura do terceiro evento do Movimento Empreenda, em 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Ao trabalhar com processos, afirma Zica, o empreendedor entende como funciona a sua empresa e descobre seus erros e acertos. ?Um pequeno negócio precisa da união da família, da vontade de empreender e de sorte. Mas ele só vai dar certo se tudo for muito profissional?, diz.

Zica conta a própria história para exemplificar o que pede aos empreendedores. ?Meu negócio, que nasceu da vontade de ter um cabelo bacana para não sofrer preconceito no trabalho, só cresceu quando eu tive a ajuda da minha sócia, Leila Velez, que trouxe a cultura de processos de trabalho do McDonald`s, diz.

A rede de lanchonetes, diz Leila, só consegue ser grande e ter um grande público porque investe em processos para atender as pessoas, fazer os lanches, treinar os funcionários, entre outras coisas. ?Quando era funcionária, eu ficava encantada com as coisas funcionando. Não tive dúvidas, levei aquela experiência do mundo do hambúrguer para o mundo da beleza?, afirma Leila.

Ao implementar a cultura de processos no Instituto Beleza Natural, Leila e Zica conseguiram baratear os produtos e os serviços da marca para atingir o público que elas sempre quiseram: a classe C. ?Hoje, tem caravana de pessoas de vários estados para visitar nossas institutos e consumir nossos serviços e produtos?, diz Zica. ?Fora isso, a gente capacita os profissionais para as funções mais apropriadas?, diz.

A empresa também pode sonhar alto ao adotar e melhorar seus processos de gerenciamento. De acordo com Leila, o Instituto Beleza Natural faturou R$ 140 milhões em 2012, mas quer chegar a R$ 1,2 bilhão em 2018. ?Isso é fruto de planejamento e dos processos adequados?.

Foi por causa desse empenho que a empresa recebeu, em junho, um aporte de R$ 70 milhões da GP Investments, que ficou com 33% do negócio. ?Com esse dinheiro, o Instituto Beleza Natural terá mais força, e poderá ampliar a sua rede de lojas de 13 para 120 unidades?, diz.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Data: 06/12/2013 às 10h44