Audiência discute sistema de contabilidade e carreira contábil no Executivo

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público debate hoje, às 14h30, o fortalecimento dos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Contabilidade e de Custos do Poder Executivo Federal.

O debate foi proposto pelos deputados Chico Lopes (PCdoB-CE) e Izalci (PSDB-DF). Os parlamentares argumentam que contabilistas de todo o País estão se engajando em campanha para que seja regulamentada medida provisória sobre o Sistema de Contabilidade e Custos e a Carreira Contábil no Setor Público.

?Fortalecer esse sistema é propiciar ao cidadão informações cada vez mais precisas de como seu dinheiro está sendo aplicado, bem como valorizar e reconhecer a importância dos profissionais contábeis do setor público para a sociedade?, afirma Lopes.

Dentre as medidas defendidas estão a estruturação organizacional por meio da definição dos órgãos setoriais e seccionais contábeis e de custo; a estruturação dos macroprocessos de trabalho; a alocação de recursos humanos; e a criação de uma estrutura remuneratória especial.

Foram convidados:
- o secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho;
- o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Adriano de Andrade Marrocos;
- o presidente da Associação Nacional dos Contabilistas do Setor Público Federal, Francisco da Chaga Lima;
- o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alessandro Aurélio Caldeira; e
- o representante o Conselho Federal de Contabilidade Victor Branco de Holanda.

O debate será realizado no Plenário 8.

Fonte: Câmara dos Deputados

Data: 16/10/2013 às 12h02