A tarde de sexta-feira, dia 11, foi especial para as 50 crianças atendidas pelo Centro Comunitário Sócio Cultural da Barra dos Coqueiros. E as responsáveis por levar alegria para lá foram as mulheres que compõem a Comissão da Mulher Contabilista, que integra o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE).
Segundo Maria Salete Leite, coordenadora da comissão e vice-presidente do CRC/SE, a escolha da instituição se deu por causa da bonita história do lugar. ?Trata-se de uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que há 38 anos atua no município fazendo uma proteção social às famílias?, disse.
Além de um delicioso lanche, a comissão levou presentes, afinal, no dia seguinte, sábado, 12, seria comemorado o dia das crianças. ?Sempre fazemos isso. É muito gratificante ver a alegria das crianças com a nossa presença?, testemunhou Salete. Mas contentamento mesmo é percebido simplesmente por estarem recebendo uma dose a mais de carinho e atenção. Todas as crianças receberam um kit escolar e squeezes de presente.
Lânia Ribeiro Mendonça Pereira, que coordena o Centro Comunitário, conta que a instituição começou a partir de um sonho de mulheres que não tinham onde deixar os filhos para ir trabalhar. ?Elas começaram a se reunir debaixo de uma árvore, na mesma praça onde a instituição existe hoje. E a proposta era assim: cada semana as crianças ficava na casa de uma mulher. Até que ficaram sabendo que esse terreno era do município, solicitaram ao prefeito a doação?, narra.
Com o terreno em mãos, elas tinham outra missão pela frente: construir a sede. E foi o que fizeram. ?Começaram a fazer discotecas, bazar e conseguiram construir duas salas na época, em meados de 1975?, conta Lânia Ribeiro que chegou à Instituição por volta de 1985 e não saiu mais. ?Comecei a fazer serviço voluntário, dando aula de culinária, bordado, pintura, e fui me envolvendo, gostando, trazendo os amigos?, diz com um brilho inigualável nos olhos.